A revolução dos cravos, que em 1974 trouxe a liberdade à rua, é uma mais vez assinalada pela Câmara e Assembleia Municipal com um espetáculo musical, na noite de 24 de abril, e uma sessão extraordinária da Assembleia, no dia 25 de abril.
O concerto, que tem entrada gratuita, será protagonizado por Manuel de Oliveira e Susana Travassos, dois músicos de exceção que, para além de um repertório que viaja pelo mundo inteiro, conferem o seu cariz muito próprio a canções de Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Aclamado pela crítica como um dos mais promissores guitarristas compositores da atualidade, Manuel de Oliveira é um guitarrista de exceção, a quem se pode aplicar o adjetivo de virtuoso. Empresta às suas composições os reflexos de uma alma ibérica que lhe corre nas veias, sem contudo deixar latente um respeito e uma veneração intemporal pelas suas origens e tradições.
Susana Travassos tem atuado nas salas de maior prestígio na América Latina, onde conquistou um público seguidor, ganhou admiradores e respeito por parte da imprensa. Já atuou ao lado de grandes nomes como Yamandu Costa, Toninho Horta, Chico Pinheiro, Chico César, Chico Saraiva e Zeca Baleiro.
A antecipar o Concerto de Abril, que acontecerá no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21h30, estão agendadas conversas informais sobre o 25 de Abril, às 15h30, na Biblioteca Municipal.
As comemorações no dia 25 de abril iniciam às 10h, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, a que se seguirá o hastear das bandeiras, no largo da Câmara. Posteriormente decorrerá a habitual sessão solene da Assembleia, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia. Evocativa do 44º aniversário da revolução portuguesa, a sessão conta com as intervenções dos Grupos Municipais e do Presidente da Assembleia, encerrando com o canto do Hino Nacional.
Ainda, associado ao programa do 25 abril, a Câmara Municipal volta a assinalar a data junto dos alunos do 1º ciclo do concelho, percorrendo todas as escolas públicas do concelho, de 19 a 24 de abril, com um pequeno espetáculo, que é uma adaptação do «25 de Abrir – O Abril que nos fez», de Alexandre Honrado.
Comemorações anteriores
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech