A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Póvoa de Varzim, com o apoio da Câmara Municipal, está a promover, pelo terceiro ano consecutivo, um conjunto de iniciativas no âmbito da Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Esta campanha tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos
A presença nas escolas é o ponto nevrálgico da campanha da CPCJ da Póvoa de Varzim. Deste modo, a CPCJ lançou o desafio a todos os agrupamentos de escolas do concelho para a elaboração de um laço azul com materiais reciclados a afixar nas fachadas dos estabelecimentos de ensino. Os alunos do 3º ciclo, secundário, professores e assistentes operacionais também são convidados a fazer um laço humano com t-shirt alusiva ao tema dos maus-tratos na infância. Foram ainda distribuídas 4132 pulseiras de sensibilização para os Direitos das Crianças a alunos do 1º e 2º ciclo.
Em paralelo, foram afixados cartazes em diversas entidades públicas e paragens de autocarros, sendo que 3201 profissionais das mais diversas entidades estão a utilizar o laço azul na lapela em alusão a esta temática. E junto destes profissionais com competências em matéria de infância e juventude está a ser divulgada, através de marcadores de livros, a forma como se processa a intervenção da CPCJ.
O processo de intervenção da Comissão também dá mote a uma palestra dirigida a catequistas das Paróquias de São José de Ribamar, Lapa e Matriz de modo a sensibilizá-los para a temática dos maus tratos a crianças e jovens.
Aos 1880 alunos do pré-escolar das redes pública, privada e solidária foi distribuído um desdobrável para pintar a divulgar a História do Laço Azul.
O Mês de Prevenção dos Maus-
Se precisa de empresa de marketing digital pode ver a Livetech