Os seniores da Póvoa de Lanhoso já podem contar com um Provedor e, através dele, participar na definição das políticas municipais que lhes são dirigidas. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, apresentou, na tarde de 20 de fevereiro, a figura escolhida. Álvaro Oliveira, de 65 anos, empresário Povoense e desde sempre ligado ao movimento associativo é o nome escolhido para este desafio.
“Quando trabalhámos o nosso programa de mandato, eu defendi que devíamos ter uma pessoa externa à autarquia, que nos ajudasse a identificar e a definir o melhor caminho nas respostas ao nível da terceira idade. Por outro lado, termos alguém que, com um olhar isento, fizesse uma permanente avaliação de todo o trabalho que fazemos na autarquia e na comunidade. No fundo, nós queríamos criar a figura do Provedor do Idoso com a ajuda da Rede Social, valorizando este novo parceiro para melhorar permanentemente o bom trabalho que já vamos desenvolvendo”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva.
O Provedor do Idoso, Álvaro Oliveira, é um Povoense reconhecido na comunidade, com um forte percurso associativo, tendo dado o seu contributo na direção do Sport Clube Maria da Fonte, no Conselho Marifontista, presidiu ao Clube de Caçadores e preside agora ao Clube Povoense. “É, acima de tudo, um homem com sensibilidade social e com um profundo conhecimento das dinâmicas da nossa comunidade. Não tenho dúvidas de que reúne todas as condições para cumprir com sucesso este desafio”, salientou Avelino Silva.
A sua apresentação aconteceu no decorrer do Seminário “Justiça Social e Envelhecimento – realidades e desafios”, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no Fórum dos Bombeiros Voluntários. Na mesma oportunidade, foi assinado um Protocolo entre a Comissão de Proteção do Idoso e o Município.
Este Seminário englobou as intervenções de diferentes especialistas e convidados: do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco; da Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Braga da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza, Alice Matos; da Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Português de Proteção à Pessoa Idosa, Graciete Dias.“Todos os dias trabalhamos para que haja justiça social, para que se aumente a qualidade de vida destes Povoenses, mas acima de tudo para que seja possível viver esta fase da vida com dignidade e com felicidade. Mas está tudo feito? Claro que não, as necessidades são permanentes e por isso queremos acrescentar novas respostas e novos projetos. Estes debates servem também para isso. Ouvirmos os especialistas que nos ajudam a escolher o melhor caminho para cumprirmos a missão de desenvolver este concelho com responsabilidade social”, considerou o Presidente da Câmara Municipal, rematando: “Uma autarquia que não acarinha e cuida dos seus idosos, não está a cumprir na plenitude o mandato que os cidadãos lhe confiaram. Nós estamos aqui para trabalhar para todos os Povoenses, mas em especial, para as crianças e para os idosos”.
Na plateia estiveram seniores, jovens estudantes, Presidentes de Junta e representantes de entidades com intervenção social.
Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech