Cultura, Póvoa de Lanhoso

“15 Anos de Arte – Retrospetiva 2003/2018” em exposição na Póvoa de Lanhoso

Abre no próximo sábado, dia 27 de janeiro, na Galeria do Theatro Club, a exposição de pintura designada “15 Anos de Arte – Retrospetiva 2003/2018” da autoria da pintora Povoense, Roberta Veloso. A abertura está marcada para as 21h00.

Nas suas obras, Roberta Veloso utiliza maioritariamente a técnica de óleo sobre tela, não conseguindo, até ao momento, escolher apenas um estilo, pois, na sua opinião, a arte varia com o estado de espírito e acredita que, através da pintura, é possível demonstrar as nossas emoções.

Esta exposição ficará patente até 25 de fevereiro de 2018 e pode ser apreciada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Havendo espetáculos, pode ainda ser apreciada das 20h30 às 24h00.

Roberta Veloso nasceu na vila da Póvoa de Lanhoso a 5 de junho de 1985, no seio de uma família humilde. Desde cedo, mostrou gosto pelo desenho e pela pintura. Frequentou o ensino básico na Póvoa de Lanhoso, inicialmente na antiga Escola António Lopes e posteriormente na EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio. Mas o bichinho da arte falou mais alto e viu-se obrigada a seguir o seu percurso escolar fora desta vila, optando pela Escola Secundária D. Maria II, em Braga, para concluir o ensino secundário. Aí, adquiriu alguns conhecimentos sobre a área. Infelizmente, não teve a oportunidade de obter uma formação universitária.

No ano em que concluiu o ensino secundário, altura em que também atingiu a maioridade, teve conhecimento da Exposição Aberta de Artes Plásticas, que se realiza anualmente na sua terra natal. Resolveu então participar neste certame, pela primeira vez, em agosto de 2003. Participação que repete todos os anos.

Para além da participação anual na Exposição Aberta de Artes Plásticas da Póvoa de Lanhoso, tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, principalmente no concelho Povoense. De salientar a exposição retrospetiva da história do Castelo de Lanhoso, tendo cedido a imagem de uma das suas obras para o livro “O Castelo de Lanhoso” da autoria de Paulo A. Freitas. Participou também na exposição inaugurativa das instalações da Rádio nove3cinco, estando atualmente representada no seu acervo.

Está ainda representada em algumas coleções particulares na cidade de Almada, Ponte de Lima, na Póvoa de Lanhoso e arredores.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *