Monsaraz e Monsanto disputam no dia 3 de setembro a vitória na categoria Aldeias Monumento no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. A gala final vai decorrer no domingo, a partir das 21h45, em Piódão, com transmissão em direto na RTP1.
A linha telefónica que regista os votos em Monsaraz já está disponível e cada pessoa pode votar as vezes que quiser através do número de telefone 760107012. Os emigrantes também podem votar ligando para o número de telefone atribuído ao país onde se encontram, nomeadamente na Bélgica (ligar 090533530), Luxemburgo (ligar 90149401), França (ligar 0890002231), Alemanha (ligar 01377440029), Inglaterra (ligar 09076212587) e Suiça (ligar 0906906244), devendo em seguida marcar 112, que são os três digitos que foram atribuídos a Monsaraz.
Na gala que decorreu no dia 13 de agosto em Monsanto para eleger as duas Aldeias Monumento que passaram à final, Monsaraz e a aldeia organizadora do evento foram as mais votadas. Nesta categoria concorriam também Almeida, Estói, Evoramonte, Idanha-a-Velha e Sortelha.
No domingo, na gala final do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, vão ser apuradas as vencedoras de cada uma das categorias, nomeadamente Aldeias de Mar (Azenhas do Mar e Fajã dos Cubres), Aldeias Ribeirinhas (Dornes e Santa Clara-a-Velha), Aldeias Rurais (Paderne e Sistelo), Aldeias Remotas (Piódão e Castro Laboreiro), Aldeias Autênticas (Castelo Rodrigo e Podence), Aldeias em Áreas Protegidas (Lindoso e Rio de Onor) e Aldeias Monumento (Monsaraz e Monsanto). Inicialmente, a organização do concurso aprovou 332 candidaturas, tendo selecionado 49 localidades pré-finalistas divididas pelas sete categorias.
A monumentalidade de Monsaraz deve-se a milénios de história nesta região. Monsaraz recebeu influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e tem na sua envolvente mais de 150 monumentos megalíticos identificados, alguns com mais de seis mil anos de história.
No interior de Monsaraz destaca-se o seu conjunto arquitetónico, com cerca de vinte monumentos e locais de interesse protegidos pelas imponentes muralhas que se mantêm com a passagem do tempo, tais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario. Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem, agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.
As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.