No dia 10 de maio, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde acolheu o I Seminário Distrital do CLDS3G. Na sessão participaram as onze equipas representantes deste projeto no distrito de Viseu: CLDS3G de Viseu, Oliveira de Frades, Vouzela, Tondela, Cinfães, Sátão, Tarouca, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Lamego e Mangualde.
Na abertura dos trabalhos marcou presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, o Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social (I.S.S.), Telmo Antunes, e o Vice-presidente da Obra Social Beatriz Pais, Raúl Saraiva (OSBPRS – Entidade Coordenadora Local de Parceria- ECLP do CLDS3G), Joaquim Patrício, que falaram sobre o contributo do projeto CLDS3G para a região. Ao longo do dia os trabalhos incidiram sobre a Sustentabilidade e a Otimização dos Recursos Locais no âmbito da implementação dos projetos CLDS3G`s, numa perspetiva de futuro, tendo por base as necessidades dos territórios intervencionados. Nesse sentido, cada equipa expôs de forma criativa a atividade que consideraram ser uma mais valia para a sua região, por ter um grande potencial de sustentabilidade. A moderar este painel esteve a Presidente do Conselho Local de Ação Social de Mangualde e Vereadora da Ação Social da autarquia mangualdense , Maria José Coelho.
Ana Paula Marques (Diretora do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Viseu do I.S.S.), Rui Costa (Presidente da direção da COAPE – Entidade Local Executora das Ações- (ELEA) do CLDS3G) e Agnelo Figueiredo (Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde) foram os oradores do II Painel do encontro, que incidiu sobre o “Impacto dos CLDS3G na Comunidade – Perspetivas” . Na sua intervenção Rui Costa sublinhou “o contributo da equipa de Mangualde na divulgação e sensibilização da população para a importância do setor primário no concelho” e Agnelo Figueiredo destacou “a mais valia que representa este projeto, uma vez que constitui um recurso que permite colmatar uma necessidade de resposta a famílias, que não sendo acompanhadas por entidades de 2a linha, carecem de apoio técnico na reformulação de padrões funcionais e projetos de vida, visando a promoção do sucesso escolar”. As interveções finais ficaram a cargo de Ana Paula Marques, Maria José Coelho e Maria José Tenreiro (coordenadora do CLDS3G de Mangualde) que destacaram o importante papel das parcerias e das Redes Sociais do distrito na implementação destes projetos.
A iniciativa organizada pelo CLDS3G de Mangualde, contou com a parceria da Câmara Municipal de Mangualde e da Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE).
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech