O 90.º aniversário da criação do Município de S. João da Madeira, que está a ser celebrado desde 11 de outubro de 2016 e se prolonga por um ano, é o tema desta edição do Carnaval das Escolas da cidade, que sai à rua neste sábado, 25 de fevereiro, às 10h00.
Com fantasias a inspirarem-se na história do concelho, esperam-se mais de 1700 participantes neste evento que é um dos mais relevantes do género na região.
São 10 os grupos que compõem o corso escolar sanjoanense, que desfilam por esta ordem: Escola Secundária João da Silva Correia (Majoretes), Universidade Sénior, Colégio Infantil Santa Filomena/Creche Albino Dias Fontes Garcia, Creche Alberto Manuel Pacheco, Centros de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices”, Abrigo Infantil das Laranjeiras, Centro Infantil (IOS), Escola EB 2/3, Escola Secundária Oliveira Júnior, Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
Com acompanhamento de professores e auxiliares, as crianças e jovens – assim como os seus “colegas” da Universidade Sénior de S. João da Madeira – realizam um percurso entre o Hospital da cidade e o Estádio Conde Dias Garcia, passando pelas avenidas Dr. Renato Araújo e Eng.º Arantes e Oliveira. Na frente do corso seguirá, como é tradição, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, entidade que presta apoio ao evento, assim como a Associação Desportiva Sanjoanense.
Devido à realização do Carnaval das Escolas, o trânsito estará cortado previsivelmente entre as 10 horas e as 13 horas nas seguintes artérias: Rua dos Bombeiros Voluntários, Avenida da Misericórdia (lado norte), Avenida Dr. Renato Araújo (lado poente) e Avenida Eng.º Arantes e Oliveira (lado sul).
Recorde-se que o evento esteve inicialmente agendado para 18 de fevereiro, mas, devido às condições atmosféricas adversas sentidas nesse sábado, o desfile foi adiado uma semana.