Destaque, Seia, Turismo

Feira do Queijo Serra da Estrela: Um certame que pretende manter vivas as tradições em Seia

Entre 25 e 28 de fevereiro visite Seia e fique a conhecer a Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos certames do género mais antigos da região. Mantendo os valores tradicionais, a mostra promete continuar a honrar essa condição e renovar, uma vez mais, o apelo à criatividade e inovação. O que é bom para o turismo, o que é bom para a economia, o que é bom para a região.

O convite é para apreciar os nossos sabores regionais, onde o Queijo Serra da Estrela é rei. Não deixe também de provar os enchidos, que aliam o sabor rústico das tradições ao requinte. Acompanhe com pão e um bom vinho do Dão, mas no fim não se esqueça dos outros produtos locais de reconhecido valor, como a lã e o mel (mostra assegurada pela Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela).

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltará a ser o núcleo central da feira, com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de outros produtos regionais. Paralelamente, decorrem em toda a área envolvente ao mercado, as mostras de artesanato e do Cão Serra da Estrela, organizadas em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, respetivamente, para além de outras associações e instituições do Concelho, com tasquinhas e outros produtos.

À semelhança do ano passado, será novamente recriada à entrada da feira, a Quinta do Pastor. Este espaço, de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, é concebido em parceria com a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, no qual será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas (alfaces, favas, couves, cardeiros, ervilhas), plantas aromáticas e algumas árvores autóctones (teixo, azevinho…).

Para os quatro dias, a organização desenhou ainda um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do nosso movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, que cumulativamente procederão a recriações etnográficas).

Durante a edição deste ano teremos ainda a honra de receber a visita do Sr.º Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Manuel Capoulas Santos, que irá presidir à cerimónia de inauguração e abertura do certame. Após a sessão solene, a comitiva fará uma visita à feira.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção de enchido ao vivo (terça-feira) e para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho. Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho e da cidade, constituem-se com um passo decisivo na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais.

Destacar, também, as demonstrações da produção de queijo e requeijão, a ordenha da ovelha, os momentos de confeção com produtos locais (por Chefs da Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG e Restaurantes da Região), a cozinha ao vivo com a confeção do Doce de Abóbora, o Concurso “O Melhor Queijo de Seia” e o desfile com a participação de expositores da feira.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal, marcará também presença no certame.

Da história e tradição a encontros singulares entre música, artesanato e produtos endógenos, passando por iniciativas de formação de públicos, a Feira do Queijo Serra da Estrela é uma festa!

Venham vivê-la connosco. A feira abre todos os dias às 10h e encerra às 22h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento está agendado para as 16h. Aplauda o turismo e partilhe. Partilhar é um belo verbo para 2017.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *