Arouca, Economia

Dinâmica económica reflectida em Arouca

A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (da qual fazem parte os municípios de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra) reuniu no passado dia 26 de janeiro em Escariz, Arouca. Da agenda dos trabalhos constava, entre outros pontos, uma reflexão sobre a dinâmica económica desta região, bem patente em alguns números recentemente conhecidos.

De sublinhar a forte descida do desemprego, com o município de Arouca a reduzir, de janeiro a dezembro de 2016, a sua taxa em mais de 27%, cifrando-se, atualmente, nos 5,6% (num total de apenas 556 desempregados).

O potencial económico da região das Terras de Santa Maria tem sido, de resto, amplamente reconhecido, como o prova a recente fusão da Arouplás (empresa arouquense ligada à indústria dos moldes de plástico, com forte vocação exportadora) com a Mecaplast, multinacional francesa ligada à produção de peças para automóveis, e cujos investimentos de curto prazo naquela unidade fabril, localizada na Área Empresarial das Lameiradas, cifrados em cerca de 18M€, projetam uma faturação anual, a partir de 2018, na ordem de 17 milhões de euros.

Artur Neves, presidente da Câmara Municipal de Arouca, não quis deixar de reforçar a ideia de que «é urgente acompanharmos, com o necessário investimento público, esta dinâmica, sobretudo no que diz respeito aos equipamentos rodoviários, fundamentais para a mais fácil e mais rápida ligação dos espaços industriais à rede viária nacional, contribuindo, assim, para a competitividade de que o país (e a região) tanto precisa».

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *