Os alunos de todo o concelho decoraram as cerca de 3 mil colheres que estiveram em exposição/venda na tradicional Feira Grande de Janeiro também conhecida pela “Feira dos Vinte” ou “Feira dos Namorados”.
Na decoração das colheres de pau não faltaram criativas mensagens de amor, por parte dos alunos dos diferentes graus de ensino, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, o que trouxe um belo colorido e muita animação à Praça S. João, local onde decorreu a feira.
Os alunos da Escola Básica Maria Pais Ribeiro “A Ribeirinha”, de Macieira e da Escola Profissional de Vila do Conde estiveram vestidos com trajes do século XVIII e evocaram, num ambiente festivo, a Feira dos Vinte, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau ao muito público que quis reviver ou conhecer esta tradição.
A venda das colheres de pau esteve a cargo dos alunos da Escola Básica Maria Pais Ribeiro “A Ribeirinha” de Macieira.
Paralelamente a este tradicional evento das colheres de pau, a Associação Velha Lamparina promoveu um mercado de produtos alusivos à época.
De salientar o papel das Escolas, dos seus professores e dos alunos, que, de forma entusiasta, aceitaram o desafio da tradição, decorando as colheres e promovendo o evento, preservando a nossa cultura e identidade.