No âmbito das políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade económica e social do Concelho e tendo como objectivo proporcionar um Natal melhor, a Câmara Municipal entregou no passado dia 16 de dezembro, cabazes a 50 famílias do Concelho.
A definição das famílias que foram contempladas com os referidos cabazes foi efectuada pela rede social, nomeadamente pelos técnicos da Autarquia e das diversas IPSS e privilegiou famílias com filhos menores.
Os cabazes, para além de bens de primeira necessidade, continham também produtos característicos da época natalícia como o tradicional bacalhau e o bolo rei.
Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “esta foi a forma encontrada para contribuir para que estas 50 famílias tenham um Natal mais digno, indo ao encontro das medidas de apoio às famílias implementadas pela Câmara Municipal, sendo de destacar que, em 2016, a Autarquia reforçou o investimento nesta área e continuará a colocar as pessoas no centro da sua ação.”
Refira-se que esta e outras medidas similares, se inserem num conjunto alargado de medidas que contribuíram para que a Câmara Municipal tenha sido considerada, pelo quinto ano consecutivo, “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
Uma das medidas tomadas pela Câmara Municipal da Lousã que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas, assim como outras taxas e tarifas.
O investimento nas pessoas e na coesão social, o Plano Municipal Sénior, o apoio às IPSS, o apoio financeiro a Instituições, Clubes e Associações e as Férias Ativas, são outros dos projetos que foram analisados pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
Este galardão é elucidativo da sensibilidade social da Câmara Municipal em várias áreas, nomeadamente o apoio a cidadão em situação de carência económica, a alunos com necessidades educativas especiais, os prolongamentos de horário, transportes, refeições escolares e apoio à aquisição de livros e material escolar.
A atribuição do galardão é o reconhecimento pelas boas práticas de política familiar implementada pela Autarquia e traduz a prioridade estratégica definida de investimento nas pessoas.