Cultura, Évora

Inaugurada Exposição “Do Silenciamento à Reação” em Évora

Hoje, 25 de Novembro, assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Neste contexto, foi inaugurada ontem na Pousada da Juventude, uma exposição dedicada a esta temática.

A iniciativa partiu de um grupo de docentes do Departamento De Artes Visuais e Design da Escola de Artes e do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, que se propuseram traçar um projeto artístico que designaram por “práticas artísticas para eliminação da violência contra as mulheres”. O objetivo foi o de melhorar a resposta ao fenómeno da violência, tendo como propósito principal a informação, sensibilização e educação dos jovens.

A Câmara Municipal de Évora, que desde o início prestou o seu apoio, esteve representada na inauguração pela Srª Vice-Presidente Élia Mira, responsável pelo Pelouro da Educação e Intervenção Social. Na intervenção que proferiu, a autarca agradeceu às entidades organizadoras pela iniciativa, reconhecendo-a como um importante fator de motivação para a luta que todos devemos travar contra o que considerou como um flagelo da atualidade, que afeta não só as mulheres como as crianças e os idosos. “Uma em cada três mulheres é vítima de violência ao longo da vida” e “25% das vítimas são mulheres licenciadas”, referiu Élia Mira, que desta forma justificou a dimensão e transversalidade deste fenómeno. Por fim, referiu a importância do trabalho em rede que tem sido e deve continuar a ser feito entre Câmara Municipal e as diversas entidades que intervêm no terreno.

A exposição foi organizada em parceria com a “Associação dos Amigos da Criança e da Família, Associação Chão dos Meninos de Évora, “ASM – Associação Ser Mulher” de Évora e Observatório Nacional de Violência de Género do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Poderá ser visitada até ao dia 09 de Janeiro de 2017

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *