No âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, a Câmara Municipal de Vila do Bispo conquistou o 2º lugar no ranking relativo a “Participação Pública”, no universo dos 308 municípios.
O evento da apresentação dos resultados e a entrega dos respetivos trofeus decorreu ontem, dia 17 de outubro, no Auditório da Microsoft, em Lisboa, onde o município de Vila do Bispo se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares.
Estes dados são o resultado de um estudo elaborado pelo (Gávea) – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho e tem como objetivo de avaliar a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas e assim retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes.
Para o estudo agora divulgado foram analisados, durante o ano de 2014, os sítios Web em função de quatro grandes critérios, nomeadamente: Critério 1 Conteúdos: Tipo e Atualização; Critério 2: Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Critério 3: Serviços Online; e, por último, Critério 4: Participação.
O quarto critério apresentado “Participação”, onde Vila do Bispo foi classificada em 2º lugar, é o que se dedica aos mecanismos de participação que as Câmaras Municipais disponibilizam ao cidadão através da Internet.
Este critério é analisado com base na avaliação efetuada de seis indicadores: “Canais de contacto direto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões”, “Espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião”, “Presença nas redes sociais”, “Contexto específico de participação – Participação de ocorrências”; “Contexto específico de participação – Orçamento participativo” e “Contexto específico de participação – Processo de revisão do PDM”.
Para Adelino Soares “Este resultado é um motivo de orgulho para o município e mostra que Vila do Bispo está no caminho certo na forma como comunica com a população através da Internet”.
O relatório final deste estudo está disponível em: http://gavea.dsi.uminho.pt
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech