A procura turística em Palmela cresceu 31% no primeiro semestre de 2016, comparativamente ao mesmo período de 2015 (dados da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, de acordo com amostra de 90% da oferta turística do Concelho). Inserida na Centralidade Arrábida, Palmela verificou um crescimento muito significativo, especialmente quando comparado com o aumento da Região de Lisboa que, neste período, foi de 5,6%. Acresce que o crescimento registado em Palmela verificou-se em todos os meses do semestre, tanto no mercado interno, como no conjunto dos mercados externos, destacando-se a Suécia como principal mercado emissor, seguida do Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França.
O Concelho tem vindo a afirmar-se como um destino em franco crescimento, fruto de uma estratégia de desenvolvimento turístico que aposta numa forte agenda de eventos, ao longo de todo o ano, baseada na diversidade e complementaridade dos seus recursos, na promoção dos seus produtos tradicionais e numa dinâmica crescente do trabalho em parceria, com agentes locais, regionais, nacionais e internacionais.
Iniciativas como a campanha de promoção turística Palmela Conquista, o Palmela Tourist Card, a Feira Medieval de Palmela, os Fins de Semana Gastronómicos, as festividades locais a par de uma programação cultural de qualidade do movimento associativo, e de vários eventos desportivos e de lazer nas áreas de ciclismo, geocaching, atletismo e orientação, golf e desportos equestres, têm contribuído para captar milhares de visitantes a Palmela, valorizando este território.
O último trimestre em Palmela vai destacar-se, já no dia 10 de novembro, pela realização do Fórum anual de Turismo dedicado, este ano, ao Tema “Gastronomia e Vinhos – Qualificação, Inovação, Desenvolvimento” (a decorrer no Cine-teatro S. João) e por um Programa de Comemorações do Dia Europeu do Enoturismo e de Palmela Capital Europeia do Vinho, aos quais acrescem, nos dias 3 e 4 de dezembro, a 3.ª edição do Festival de Moscatel e, durante o mês de dezembro, o evento “Natal em Palmela”; razões mais do que suficientes para visitar o Concelho.
A respeito do Enoturismo em Palmela, importa referir que o mesmo integra o projeto municipal de valorização da vinha e do vinho e que a sua implementação resulta da agregação de objetivos entre Município, adegas, produtores, agentes turísticos e diversas entidades, tendo a sua expressão, nomeadamente, no vasto trabalho levado a cabo pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com sede na Casa-Mãe, em Palmela.
Por outro lado, a participação do Município em redes nacionais e internacionais [das quais são exemplo (i) a presença no Conselho de Administração da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, (ii) na direção da AENOTUR – Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo (por via da presença na direção da AMPV), (iii) a integração na direção da Associação das Rotas de Vinhos de Portugal e o facto de ser membro cofundador da Associação Nacional de Municípios do Vinho], tem constituído um fator essencial para o posicionamento de Palmela em matéria de enoturismo e de valorização da vinha e do vinho, a nível mundial.
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