Sociedade, Vila do Conde

Ministro do Ambiente apoia a requalificação da Paisagem Protegida do Litoral de Vila do Conde e a Reserva Ornitológica de Mindelo

O Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, esteve em Vila do Conde, a convite da Presidente da Câmara de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, para conhecer a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e a Reserva Ornitológica de Mindelo.

O percurso foi feito, no passado sábado, através dos passadiços que ligam Árvore a Mindelo.

A Presidente da Câmara, que esteve acompanhada pela Vereadora do Ambiente, Dr.ª Lurdes Alves, pelos Presidentes da Junta de Mindelo, Dr.ª Paula Torres, e Árvore, Sr. Carlos Correia, e por membros dos Executivos das duas freguesias, fez a contextualização histórica da Reserva Ornitológica de Mindelo e deu a conhecer o projeto de requalificação que o Município, em parceria com a Universidade do Porto, pretende concretizar e que visa desenvolver o potencial natural e turístico da Paisagem Protegida.

O Ministro do Ambiente, surpreendido pela beleza do percurso, disse compreender a preocupação da autarquia vilacondense em preservar a Paisagem Protegida e a Reserva Ornitológica de Mindelo, pois é “um espaço único no país”.

O Eng.ª João Matos Fernandes, no final da visita, referiu que esta é “uma infraestrutura que para além de permitir conhecer esta área, acaba por ter um papel fundamental na proteção da duna e da praia”, salientando também que “estes espaços são para ser preservados, e que para os preservar eles têm que ser visitados”.

Em curso está uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do Portugal 2020.

A Dr.ª Elisa Ferraz explicou que “esta candidatura visa requalificar toda a reserva, para evitar o acesso de modo selvático, criando percursos definidos; a requalificação de um charco natural existente na Paisagem Protegida que vai permitir melhorar o habitat de diversas espécies aquáticas, nomeadamente anfíbios; a criação de um parque de merendas e o desenvolvimento de programas de informação em colaboração com a Universidade do Porto, o CMIA e o Centro de Ciência Viva”.

imagem

Se precisa de uma agência de SEO? Fique a conhecer a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *