Celorico de Basto, Turismo

Milhares de pessoas passaram pela XIX Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto

Um dos certames culturais mais atrativos da região decorreu em Celorico de Basto, de 11 a 15 de agosto, e contou com a presença de milhares de pessoas oriundas de todos o país, “verdadeiros amantes dos sabores imprimidos na gastronomia local e apreciadores do artesanato de qualidade”.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, intitulou esta feira como um verdadeiro antidepressivo. “Esta feira é um local propício à confraternização, ao convívio, à partilha de experiências, um ponto de encontro de gentes que dificilmente se veriam em outras ocasiões. Vimos pessoas oriundas de vários pontos do país. De ano para ano temos imprimido uma qualidade superior nos produtos expostos, por forma a atrairmos ainda mais visitantes amantes da boa gastronomia e apreciadores de artesanato de qualidade”. Joaquim Mota e Silva reiterou a necessidade de apostar na qualidade do produto e manter a quantidade. “Temos uma feira com cerca de 160 expositores, e a qualidade é um fator decisivo no momento da seleção. Queremos que este certame ganhe cada vez mais notoriedade, seja um local de visita obrigatória, uma das melhores feiras do género que se promove em Portugal por isso, atuamos no sentido de imprimir a melhor qualidade naquilo que apresentamos” destacou.

O edil celoricense realçou o facto de terem passado milhares de pessoas pelo recinto como sinal do bom trabalho desenvolvido. “É com alegria que verifico o êxito desta feira, milhares de pessoas passaram pelo recinto durante estes cinco dias, sinal de que estamos no bom caminho na promoção da melhor gastronomia, dos vinhos de excelência e do artesanato de qualidade”.

Um espaço com grande oportunidade de negócio para todos os expositores presentes. Como habitualmente, o local onde estiveram dispostos os vinhos e as tábuas com enchidos tiveram lotação esgotada, sempre repleto, nos 5 dias de certame. Neste espaço, juntaram-se milhares de pessoas a petiscar e a provar o vinho verde característico da região.

“Este espaço é fantástico, vimos todos os anos e paramos sempre por aqui a petiscar e a beber este excelente vinho verde. É muito agradável, vê-se muita gente conhecida” disse Susana Matos, presenta na zona dos vinhos.

A grande oportunidade de negócio destacou-se na parte da gastronomia e dos vinhos mas o artesanato também fez negócio e sobretudo, promoveu o produto. Pedro Teixeira, representante de um dos restaurantes presentes na feira, disse tratar-se de uma forma de incrementar o negócio. “Esta feira é realmente uma oportunidade de negócio, por norma temos sempre o restaurante cheio durante os dias em que decorre a feira. As pessoas gostam de vir cá jantar e nós oferecemos os nossos melhores pratos. Para além de fazermos negócio damos a conhecer a casa que representamos para que nos visitem futuramente. É um bom espaço de promoção, não há dúvida”.

Durante os 5 dias de feira os visitantes puderam assistir a várias atuações musicais como à atuação do Rancho de Sta. Maria de Canedo, os cavaquinhos de Arnoia, os Tamegaita, os Charanga Achicoria, o Rancho Folclórico os Amigos do Castelo, os IPUM, os Viva Moreira, os Romeiros, os Glow band + Marionetas LED, os Amigos das Tainadas, os Fanfarra Kaústica, os Clown Band + Palhaços Insufláveis, o Rancho Folclórico de Gandarela e os Borguinhas Marotos (Luxemburgo).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *