A Comédias do Minho vai apresentar em Melgaço o espetáculo-concerto #NÃO SOMOS CACTOS#, uma criação de Rui Mendonça. A primeira encenação acontece já na próxima quinta-feira, 7 de julho, no Centro Escolar de Pomares, pelas 21h30. Mas até ao dia 10 será possível assistir ao espetáculo em outros locais de Melgaço: dia 8 de julho no Centro Cívico de Castro Laboreiro e no dia 9 na Casa da Cultura, ambos os espetáculos às 21h30; e no dia 10 no Centro de Convívio de Penso, pelas 16h00. A entrada é livre e gratuita.
Para a criação do espetáculo, Rui Mendonça partiu de artigos que leu sobre a escassez de água potável e como esta poderia ser a principal causa das guerras do futuro. Segundo o ator residente das Comédias do Minho, há zonas do planeta a ‘aquecer’, não só pelo aquecimento global, não só pela expansão das áreas desertas, não só pela intolerância e falta de solidariedade por parte dos humanos, como também pela disputa da água, pela sobrevivência. ‘Comecei a investigar e apercebi-me que agora, no presente, cerca de um bilião de pessoas já vive com escassez de água potável e que a tendência é para agravar.’, considerou. A iniciativa pretende assim criar uma distância ‘segura’, um filtro poético e emocional para falar da crescente escassez de água potável no mundo e respetivos refugiados, cujo fluxo promete abalar as noções de Humanismo e Humanidade.
Para além de Melgaço, o espetáculo estará em divulgação durante o mês de julho nos restantes quatro municípios do Vale do Minho: Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Monção.
CRIAÇÃO Rui Mendonça | DIREÇÃO MUSICAL E MÚSICA ORIGINAL Samuel Coelho | VÍDEO E DESIGN DE PROJEÇÃO André Martins | APOIO DRAMATÚRGICO E TEXTOS ORIGINAIS EM INGLÊS Ruben Silva |
INSTALAÇÃO E STOP MOTION Gonçalo Fonseca | DESENHO DE LUZ Vasco Ferreira | COCRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Luis Filipe Silva, Sílvia Barbosa, Tânia Almeida e os músicos Pedro Gonçalves de Oliveira, Samuel Coelho e Vasco Ferreira
A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.
Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech