Dando continuidade à sua atividade, e tendo em conta a recente comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Associação Círculo Cultura e Democracia convidou a museóloga Inês Fialho Brandão para nos falar de património, de museus e da sua relação com o público. Com o título «Em louvor do mexerico. O poder da(s) narrativa(s) no património histórico», esta intervenção decorrerá na biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, no próximo dia 28 de maio, às 15:00. Após esta intervenção, Carlos Teixeira de Brito, mestre em História de Arte, acompanha-nos numa visita ao Coro das Freiras, salientando a iconografia das pinturas do cadeiral. Teremos desta maneira ocasião de focar a nossa atenção e aprofundar o nosso conhecimento nestas singulares obras de arte.
«Esta comunicação pretende ser uma abordagem a diferentes estilos de comunicação dentro do património histórico, e à importância que estes estilos detêm na captação de novos públicos e na ocupação de um espaço privilegiado nos seus imaginários. Nestes espaços, o desafio estratégico reside por vezes na escolha entre as mensagens identitárias e os percursos comunicacionais a promover».
Arouca possui um património arquitetónico e artístico que por si justifica a oportunidade e o interesse desta conferência e o debate que por certo proporcionará. Conhecer e divulgar este património é um objetivo que a todos diz respeito e que merece o nosso empenhamento.