Este fim-de-semana o centro histórico de Oliveira de Azeméis enche-se de artesãos, música popular, tradições, costumes, ofícios antigos, animação, jogos tradicionais, produtos agrícolas e tendas gastronómicas.
Será assim a edição do mercado à Moda Antiga que, este sábado e domingo, assinala 20 anos de existência e traz para a rua cerca de dois mil figurantes que recriarão o mercado que se realizava há mais de 100 anos na antiga Praça dos Vales.
“Durante dois dias Oliveira de Azeméis volta mostrar ao país a sua identidade cultural, regressando às suas origens e tradições naquilo que é uma recriação fiel de como era a vida da população há um século”, afirma Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal.
O crescimento registado nos últimos anos e o aumento da qualidade do evento estão na base do alargamento do perímetro do Mercado de 35 para 38 mil metros quadrados .
Ao longo das ruas Bento Carqueja, António Alegria, Largo da República, jardim público e avenida António José de Almeida o público vai poder apreciar artes e ofícios antigos (como o oleiro, o tamanqueiro, a tecedeira, o barbeiro, a padeira, a costureira e o ourives), degustar o melhor da gastronomia nas tasquinhas tradicionais, comprar produtos típicos hortícolas e escutar música tradicional. Todo este cenário é composto por cerca de dois mil figurantes de 80 associações que, trajados a rigor, asseguram a reconstituição histórica do Mercado.
“Este é um evento marcante, sem entradas pagas, um encontro de gerações com animação e alegria permanente pelo que convido todas as pessoas a visitarem Oliveira de Azeméis este fim-de-semana”, explica Hermínio Loureiro, recordando que, “neste espaço intergeracional” há a preocupação de “todos se sentirem envolvidos”, incluindo as crianças que “terão ao seu dispor jogos pedagógicos e irão perceber como muitas coisas aconteciam no passado”.
Destinado a assinalar o 20ºaniversário do Mercado, a organização promove, no dia 15, um espetáculo, às 20h30, com a cantora de fado Carminho, que encerra a edição de 2016.
O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis é um projeto cultural que nasceu em 1997 por iniciativa do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos e que, desde 2014, é gerido pela autarquia.
O evento foi criado com o objetivo de se realizar apenas nesse ano mas com o sucesso da primeira edição o projeto acabou por ter continuidade e é hoje o maior cartaz cultural do município e considerado a maior manifestação do género em toda a Área Metropolitana do Porto. O Mercado tem a parceria da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola