Educação, Seixal

Projeto Dar de Volta permite a reutilização de manuais escolares no Seixal

image001 (3)Dar de Volta é um projeto pioneiro que teve início em 2005, na Biblioteca Municipal do Seixal, que consiste na recolha, organização e doação de manuais escolares para posterior redistribuição pelas famílias e estudantes que deles precisem e os solicitem.

Os munícipes podem entregar os manuais escolares de que não necessitam ao longo do ano na Biblioteca Municipal do Seixal, nos Núcleos de Amora e Corroios e nos Pontos de Acesso da Biblioteca existentes nas várias Lojas do Munícipe. Os livros a doar devem ser do ano 2011 em diante, pois os anteriores não têm utilidade no presente e futuros anos letivos.

Não se realizam reservas de livros, pelo que todos os utilizadores do projeto devem dirigir-se à Biblioteca, devendo fazer-se acompanhar dos nomes dos livros, dos autores e das editoras.

A doação e levantamento de manuais escolares decorre até 31 de outubro, na Biblioteca Municipal do Seixal.

Horário de Levantamento
De terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas
Sábado, das 15 às 20 horas

Outras informações sobre o projeto
Implementado numa perspetiva de empreendedorismo social, e já com provas evidentes de sucesso, o projeto Dar de Volta é um exemplo para outras câmaras municipais que, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, decidiram também elas dar início ao mesmo projeto nos seus municípios.

É um projeto solidário, de promoção de atitudes de cooperação e partilha entre as pessoas, que pretende facilitar o acesso a alguns meios do processo de ensino e aprendizagem, poupar rendimentos familiares, numa visão de racionalização e reaproveitamento de recursos, e promover práticas que contribuam para a preservação do ambiente, afirmando perspetivas ecológicas ao evitar o desperdício. Em suma, esta foi uma das formas encontrada para apoiar a comunidade e rentabilizar não só os rendimentos familiares, mas também o meio ambiente.

A colaboração de todos, munícipes e comunidade escolar, quer na divulgação, quer na disponibilização de manuais escolares que já não necessitam, é essencial para que o projeto seja uma realidade e se concretize com garantias de sucesso.

Até 31 de outubro de 2014 a Biblioteca recebeu 43 401 livros para integrar o projeto. As entregas foram feitas na Biblioteca Central, Núcleos de Amora e de Corroios, Lojas do Munícipe e Juntas de Freguesia.

Os manuais escolares doados nos diversos pontos, foram centralizados na Biblioteca Municipal desde a receção, ao tratamento documental, à arrumação e à posterior entrega ao munícipe.

Relativamente à doação aos utilizadores foram entregues, mediante solicitação, 18 278 manuais escolares.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *