Quatro medalhas, uma Grande Ouro e duas de ouro para os vinhos da Quinta do Escudial e uma de prata para a Casa Albuquerque, é o resultado da participação do Município de Seia no XIV Concurso “La Selezione del Sindaco”, o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta do Produtor e do Município de proveniência das produções, com o intuito de valorizar as produções, fruto da tradição e de um território.
A edição de 2015, que aconteceu em Portugal, no Palácio Marquês de Pombal de Oeiras, durante o fim de semana passado, foi organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com as suas congéneres Italiana e Europeia, na procura selecionar os melhores vinhos certificados (DO – IG), produzidos em quantidades não superiores a 50 000 garrafas por lote.
No concurso estiveram à prova mais de 1100 vinhos de toda a Europa e Brasil, dos quais 400 foram portugueses. Do concelho de Seia estiveram a concurso a Fonte do Gonçalvinho, a Quinta da Bica, Quinta do Escudial e Casa Albuquerque.
As amostras foram avaliadas por um júri internacional composto por 80 provadores, oriundos de diversos países, da Europa, Ásia e este ano também do Brasil (país convidado).
No total foram atribuídas 301 medalhas atribuídas, com 146 a premiar os vinhos portugueses. O concurso conferiu um total de 131 Medalhas de Prata, das quais 51 foram para Portugal; 143 Medalhas de Ouro, tendo Portugal arrecadado 78; e 27 Medalhas Grande Ouro, com Portugal a distinguir-se também aqui, recebendo 17.
No decorrer deste concurso, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Confraria de Enófilos do Vinho de Carcavelos realizam, no mesmo local e no fim de semana seguinte, a 5, 6 e 7 de junho, o Festival de Vinhos Europeus, onde Seia também marcará presença com um stand promocional dos vinhos do Dão produzidos no concelho.
Ambas as ações são oportunidades de excelência para evidenciar os vinhos de qualidade produzidos nas encostas da serra da Estrela, bem como de promoção do território, em especial na vertente da oferta enoturística.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech