Economia, Sociedade

EXPONOR vira em dois meses paddock, pista e montra do setor automóvel português…

expoMECANICA2014_DSCF0121O norte do País concentrará este mês e no próximo as atenções da quase totalidade do panorama automóvel nacional. Após o Rally de Portugal, e, dias depois, simultaneamente ao Salão Automóvel do Porto, será a vez do expoMECÂNICA (5-7 de junho) como que a magnetizar a EXPONOR em base operacional de – quase – todo um setor…

 

Primeiro será o Vodafone Rally de Portugal 2015, que no seu regresso ao norte transformará o recinto de feiras da AEP – Associação Empresarial de Portugal num íman de verdadeiras multidões, de 21 a 24 de maio. Depois da festa da competição, e limpa a poeira, entrará em cena, a 4 de junho, o Salão Automóvel do Porto e, finalmente, no dia seguinte (e até 7) será a vez do expoMECÂNICA – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto ocupar o Pavilhão 6 e as galerias adjacentes da EXPONOR para, sob organização da KiKai Eventos, agregar toda a esfera representativa do pós-venda nacional (informação detalhada em www.expomecanica.pt).

Este tridente de acontecimentos automobilísticos como que reabilita, de uma enfiada, a memória de outros tempos na Feira Internacional do Porto, posicionando-a durante semanas consecutivas como a coluna vertebral de um setor importante para o País, e com bem mais do que um par de braços…

Um deles, agregado em torno do expoMECÂNICA, diz respeito ao chamado aftermarket, responsável em Portugal por um volume de negócios estimado em 2,4 mil milhões de euros – graças à atividade de milhares de empresas que atuam nos segmentos de peças e sistemas automóveis, reparação e manutenção, acessórios e personalização de veículos, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem.

Perto de 135 operadores económicos e entidades far-se-ão representar nesta montra de Equipamentos, Serviços e Peças Auto com as últimas novidades do mercado. E o momento será igualmente aproveitado pelas principais instituições do setor (a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, a ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal e a ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, que apoiam o certame, juntamente com o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel) para apurar in loco quão sólidos são os sinais conjunturais de recuperação que as estatísticas deixam intuir e as notícias vão dando conta.

 

Uma montra viva com três grandes dimensões

A exposição, que espera vir a receber aproximadamente 15 mil visitas em três dias, assume um papel tridimensional, juntando à sua forte faceta de encontro de negócios algumas arestas de debate setorial e uns quantos vértices lúdico-profissionais.

O programa da “Agenda do Carro”, por exemplo, tem já mais de uma dezena de iniciativas fixas no calendário, e disporá dos diversos auditórios do Centro de Congressos da EXPONOR para as associações, empresas e media especializados reunir os protagonistas do setor, refletir sobre a sua condição atual e enriquecer as respetivas redes de contacto.

As novidades e a apresentação de produtos e/ou serviços empresariais passarão pelo “DEMOTEC by Schaeffler – Espaço de Demonstração”, ao passo que uma das montras mais dinâmicas da atividade volta a assumir a forma de uma “Oficina em Movimento by Turbo Oficina”. Sob coordenação do CEPRA, dinamizada pelos seus formandos e utilizando as soluções técnicas e tecnológicas de diversos expositores do expoMECÂNICA, simulará o funcionamento de uma unidade oficinal durante o horário da feira.

O exercício interligará “software” especializado; diagnóstico e “check-up”; alinhamento de direção e montagem de pneus; serviços gerais; reparação de motores e caixas; climatização, segurança e conforto; reparação de vidros; área de reciclagem; e zona de passatempos.

Depois de ter crescido 28% em número de expositores e 26% em área ocupada, o Salão vai, no entanto, muito mais longe em iniciativas nesta 2.ª edição: “Encontros de Negócios”, “Cheios de (auto)personalidade”, “A minha Empresa, a minha Oficina. A minha História”, “Espaço de Segurança e Prevenção Rodoviária” – completam a lista. Consulte os programas detalhados em www.expomecanica.pt .

 

A síntese do evento:

expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 5 a 7 de junho de 2015

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

Horário: das 10:00 às 20:00, nos dias 5 e 6 (sexta-feira e sábado); e das 10:00 às 19:00, no dia 7 (domingo)

 

Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Transportes em Revista, Revista Eurotransporte, Jornal dos Transportes

 

Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *