Início Temas Sociedade Luís Gomes apresenta propostas no Comité das Regiões para proteger pequenos produtores em Vila Real de Santo António

Luís Gomes apresenta propostas no Comité das Regiões para proteger pequenos produtores em Vila Real de Santo António

0

Brussels,Belgium, November 12,2013// Youth Strategy VM3O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, apresentou diversas propostas para dinamizar e proteger o Comércio Justo na Europa, de forma a aumentar a competitividade dos estados-membros nesta matéria e a incentivar a construção de princípios e práticas comerciais cada vez mais justas e coerentes.

As propostas foram avançadas no âmbito da Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (Civex) do Comité das Regiões da União Europeia, na qual o autarca acaba de tomar posse.

Entre o conjunto de sugestões apontadas ao documento, Luís Gomes salienta que as parcerias internacionais existentes (na UE, na Europa e no resto do mundo), incluindo as de cidades geminadas, devem ser aproveitadas para sensibilizar para a importância do comércio justo e promover a troca de boas práticas à escala local e regional.

De acordo com o autarca, é também necessário apoiar e incentivar neste contexto os esforços envidados por organizações da sociedade civil, em cooperação com os órgãos de poder descentralizados.

Também neste âmbito, Luís Gomes sugere que os estados-membros integrem na sua legislação a possibilidade de incluir critérios nos concursos públicos que descriminem positivamente produtos do comércio justo, fomentando as boas práticas e a transparência das trocas comerciais.

O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos pequenos produtores, especialmente dos mais desfavorecidos, promovendo a equidade social, o acesso ao mercado, a proteção do ambiente e a segurança económica.

Para o Comité das Regiões, o Comércio Justo assume-se, por isso, como uma questão central tendo em consideração o potencial do seu contributo para o crescimento da União Europeia, tanto mais que 2015 foi eleito o ano do desenvolvimento.

Além da CIVEX, o presidente da Câmara Municipal de VRSA vai integrar, no período 2015-2020, a Comissão de Política Social, Educação, Emprego, Investigação e Cultura (SEDEC) do Comité das Regiões da UE.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui