Marinha Grande, Sociedade

Edifício da Resinagem na Marinha Grande referenciado mundialmente

NAC_19102013_12O Edifício da Resinagem, situado no Centro Tradicional da Marinha Grande, está referenciado em sítios de internet e revistas internacionais de arquitetura e design de circulação mundial.

As publicações Metalocus, Archello, Arch Daily e Photo Zhulong são exemplos dos locais onde é feita referência ao Edifício da Resinagem, com apresentação de fotografias e explicações do projeto de arquitetura, da autoria do gabinete Roberto Cremascoli, Edison Okumura, Marta Rodrigues arquitectos, Lda.

De acordo com aquele gabinete “a relevância da estrutura a ser requalificada – o Mercado, de enorme importância histórica e quase uma passagem diária obrigatória -, a existência de várias áreas verdes e o programa funcional previsto para o lugar (escritórios, comércios, um museu e um auditório) definiram o conceito básico do projeto: uma aproximação à composição original do edifício”.

Além disso, “foi decidido, então, descobrir o pátio central e locar parte do programa no subsolo”. O pátio central “foi transformado numa grande «praça pública» interna que pode receber diferentes usos; além da óbvia função de servir como uma área de socialização aberta, pode abrigar eventos culturais e desportivos”.

A intervenção principal consistiu na construção de um novo edifício, que acolhe o NAC – Núcleo de Arte Contemporânea e a Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes, “que envolve o antigo e se torna num símbolo da cidade”. Esta nova edificação materializa-se “sob a forma de uma caixa de vidro, símbolo material da Marinha Grande, capital nacional do vidro”, acrescentam os arquitetos.

Resinagem devolvida à população em 2013

O edifício da antiga Fábrica da Resinagem foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2013, depois de ter sido alvo de requalificação, por parte da Câmara Municipal da Marinha Grande, na sequência de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, cofinanciado pelo QREN, no âmbito do programa “Mais Centro” e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A empreitada visou a sua recuperação, mantendo a estrutura atualmente existente, atribuindo-lhe uma nova função adaptada à atualidade (espaços multifuncionais destinados a comércio, serviços e à área cultural).

No edifício estão instalados serviços da autarquia, numa zona de atendimento ao público e noutra de retaguarda. A autarquia ocupa ainda o novo edifício – o “cubo” em vidro – destinado ao Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro.

Os estabelecimentos comerciais ocupam o restante edifício. O espaço exterior é parcialmente ajardinado e de uso público, com uma zona ampla para usos diversos, com acesso através de qualquer uma das alas.

Algumas das referências arquitectónicas do Edifício da Resinagem podem ser encontradas nos seguintes links:

http://www.metalocus.es/content/en/blog/rehabilitation-resin-factory-marinha-grande

http://www.archello.com/en/project/rehabilitation-resin-factory-marinha-grande

http://www.archdaily.com.br/br/625507/requalificacao-da-fabrica-de-resinagem-de-marinha-grande-cor-arquitectos

http://www.archdaily.com/tag/cor-arquitectos/

http://photo.zhulong.com/proj/detail124382.html

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *