Os Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, da autoria do arquiteto Jorge Mealha, foram nomeados para o European Union Prize For Contemporary Architecture – Mies Van Der Rohe Award 2015 (Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea).
Trata-se de um prémio que é atribuído de dois em dois anos e que pretende reconhecer e premiar a produção arquitetónica de qualidade na Europa. Segundo o sítio na internet da Fundação Mies van der Rohe (Barcelona), “o prémio chama a atenção para o importante contributo dos profissionais europeus para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias”. Ao mesmo tempo, oferece às instituições “a oportunidade de chegar a uma compreensão mais clara do papel cultural da arquitetura na construção das nossas cidades”.
Recorde-se que os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos são caracterizados por um corpo de forma pura, um quadrado vazado e sobrelevado que, pela sua disposição e articulação, delimitam e sugerem um espaço exterior central. Os volumes térreos reinventam a topografia do sítio e sugerem um desenho natural – por via da erosão – para a Praça Central, enfatizam uma estratégia de sentido telúrico em que arquitetura e paisagem são indissociáveis.
“O desafio criativo que representou, associado ao pretexto de investigação que implicou, foram os ingredientes que motivaram toda a equipa em torno do objetivo de criar/propor uma solução onde memória, desenho, programa, infraestruturas, paisagem e sustentabilidade fossem, tanto quanto possível, indissociáveis”, afirmou o arquiteto Jorge Mealha.
O valor total da empreitada de construção foi de 5,4 milhões de euros. O edifício tem uma área total de construção superior a 4 mil metros quadrados, com várias estruturas de apoio, nomeadamente, escritórios, auditório, salas de reunião e de formação, espaços de colaboração, espaços de lazer e cafetaria.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech