As entidades que integram a CMDFCI reuniram no dia 15 de outubro, no salão nobre dos Paços do Concelho, para aprovação do Plano de fogo Controlado (FGC) para a zona de intervenção Florestal (ZIF) e análise dos incêndios florestais no ano de 2014.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que destacou a necessidade em manter um olhar atento sobre as florestas na ótica de prevenir incêndios florestais. “É necessário atuar sempre na ótica da prevenção. Todos os mecanismos que existem à disposição da população na salvaguarda das florestas devem estar devidamente apetrechados e equipados para responder prontamente às diferentes situações que possam decorrer durante a época de incêndios”, salientou.
Durante a reunião da Comissão Municipal de Defesa a Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Celorico de Basto, foi aprovado o Plano de Fogo Controlado (PFC) para ZIF do Vale de Infesta e Alto de Ourilhe, sendo a entidade proponente a Casa do Agricultor, Cooperbasto. O Plano tem uma duração de intervenção de 2 anos (2015-2016) e com uma área total a intervencionar de 64,41 hectares, distribuídos pelas seguintes freguesias: Vale de Bouro, União das Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e União das Freguesias de Caçarilhe e Infesta.
O PFC tem como principal objetivo a Defesa da Floresta Contra Incêndios. O s meios humanos e materiais necessários para à preparação das parcelas para a realização do Fogo Controlado (FC) serão disponibilizadas pela Cooperbasto. É importante referir, que para a realização do FC, estarão presente os Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto com os meios necessários e as Equipas de Sapadores Florestais.
Foi ainda destaque, nesta reunião, a análise à época de incêndios que findou. A análise retrata que arderam 127 hectares, sendo que 106 desses hectares arderam na freguesia de Codessoso, no mês de junho. Durante a época de incêndios registaram-se poucas ocorrências devido às condições climatéricas no entanto, fica a salvaguarda que os meios estiveram sempre em prontidão para a 1º intervenção.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech