A Póvoa de Lanhoso assinala o Dia do Concelho a 25 de setembro próximo. Olhar o passado, o presente e o futuro são os objetivos das comemorações. A data escolhida representa o nascimento do concelho há 722 anos.
O Dia do Concelho assinala-se pelo quinto ano consecutivo. O programa prevê uma componente pedagógica direcionada para a população escolar, designada “A História da Nossa Terra”. Como vem sendo usual, este momento conta com a participação do historiador povoense Paulo Freitas e visa dar a conhecer aos/às mais jovens aspetos da história local. A 25 de Setembro de 1292, o rei D. Dinis, em Coimbra, outorgou Carta de Foral aos Povoenses de então e aos que viriam a seguir.
O programa das comemorações do Dia do Concelho apresenta ainda uma visita às instalações requalificadas do Posto de Turismo, na Casa da Botica, pelas 15h00. Segue-se, pelas 15h30, a abertura da antena de informação europeia na Póvoa de Lanhoso, no Espaço Jovem. A Sessão Solene evocativa realiza-se pelas 17h30, nos Paços do Concelho. Na mesma oportunidade, serão homenageadas algumas individualidades e entidades Povoenses.
Toda a população está convidada a associar-se a estas comemorações.
Contribuir para que as novas gerações sintam a sua identidade, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor à nossa terra é o que se pretende através da instituição do Dia do Concelho. Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear pessoas e/ou entidades locais que têm contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo o trabalho desenvolvido todos os dias por muitos Povoenses nas mais variadas áreas, à semelhança dos homens e mulheres de gerações passadas que lutaram pela afirmação do nosso concelho.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech