Cultura, Mangualde, Sociedade

Forais restaurados e valorizados em Mangualde

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Forais outorgados por Dom Manuel ao concelho de Azurara e ao concelho de Tavares, em 1514, propriedade da Câmara Municipal de Mangualde, foram, recentemente, objecto de intervenção de restauro e conservação. Estas cartas de foral já se encontram novamente à guarda do Município.

 

 

 

A iniciativa foi da autarquia mangualdense, através do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura, e demonstra o zelo pelo passado histórico desta terra. Aqueles documentos históricos, que assinalam, este ano, os 500 anos de existência, foram intervencionados em Coimbra por uma restauradora/ conservadora especialista no assunto.

 

 

 

Os Forais de Dom Manuel são diplomados importantes, pois, longe do carácter de reconhecimento das populações e dos seus direitos e obrigações, e de consolidação de um território e de um reino, como os da Idade Média, pretendiam implementar políticas de uniformização e de ordenamento jurídico do território, assim como a regulamentação dos direitos e deveres tributários perante a Coroa ou para com os donatários.

 

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *