“Gato por Lebre”, de Georges Feydeau, é o nome da peça que o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe no próximo dia 14 de junho, pelas 21h30.
Trata-se de uma comédia cheia de trocadilhos, monólogos e diálogos absurdos, cheios de mal-entendidos, envolvendo um conjunto de personagens em cena dentro de uma casa, onde habitam dois casais, a filha de um deles, um mordomo e uma criada e na qual entram, depois, um visitante, suposto tenor, e o noivo de conveniência da jovem.
As situações de ridículo surgem desde logo pelos trocadilhos de linguagem, pela apregoada profissão do protagonista, Pacarel, que se diz ter ganho muito dinheiro a fabricar açúcar e pelo seu sonho de pôr em cena na Ópera de Paris uma versão de sua filha, Julie, de “Faust” de Gounod, contando com um seu amigo de Bordéus de nome Dufausset para lhe encaminhar um famoso tenor da região do Loire chamado Dujeton. Disposto a oferecer ao cantor um contrato de valor atraente, contava Pacarel ganhar ainda mais-valias junto da companhia de ópera. Entretanto, surge-lhe em casa um jovem vindo de parte de Dufausset, afinal filho deste, e que Pacarel julga ser o famoso cantor, que seria afinal filho ilegítimo do amigo e que usaria o nome artístico de Dujeton. O jovem, sem perceber o equívoco, vai entrando no jogo e logo é empurrado para assinar o contrato de trabalho com Pacarel e para prestar provas na Ópera. Só que…
Com encenação de Manuel Ramos Costa, esta comédia, para maiores de 12 anos, tem a duração de 120 minutos com intervalo.
Elenco:
Pacarel – Manuel Costa
Marthe – Laura Poças
Landernau – Carlos Granja
Amandine – Palmira Rodrigues
Julie – Sara Vaz
Dufausset – Diogo Azevedo
Lanoix – João Freitas
Tiburce – José Ferreira
Criada – Conceição Queirós
Equipa Artística e Técnica:
Manuel Ramos Costa – encenação
Teresa Leite – tradução e adaptação
Artur Leite e Miguel Duarte – direção de cena
André Scala – desenho de luz
Fernando Rodrigues – desenho de som
João Santos – cenografia
José Correia – execução de cenários
Maria José – figurinos
Fábio Queirós – operador de luz
David Aguiar – operador de som
Isilda Margarida e Alice Grade – caracterização
Carla Ferreira – design gráfico
Equipa Contacto – montagem
CONTACTO – 53ª produção
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech