Com o aparecimento de uma revolução tecnológica sem precedentes, as bibliotecas públicas enfrentam um período em que o texto tradicional impresso convive com novos escritos em diferentes suportes e formatos digitais. Para dar resposta a esta nova tipologia de público, a Biblioteca Municipal de Lamego organizou, a 23 de abril último, uma iniciativa onde juntou o mundo digital com o analógico e uniu vários leitores através de videoconferência.
Utilizando a aplicação Skype, as crianças do Centro Escolar de Lamego n.º 2 tiveram a oportunidade de comemorar o Dia Mundial do Livro. De forma lúdica e muito participativa, os alunos da professora Anabela Rodrigues e do professor Acácio Mendonça lançaram perguntas muito pertinentes, procurando descobrir os mistérios e os encantos que sempre envolveram o mundo das bibliotecas.
Durante a sessão, o responsável pela Biblioteca Municipal, Víctor Rebelo, abordou a importância do livro na vida escolar e apresentou a biblioteca como “depositária de valiosa documentação bibliográfica, que importa preservar e divulgar, abordando, ainda, questões relacionadas com a sua organização e dinamização”.
Com esta iniciativa, a Biblioteca Municipal de Lamego procura dar resposta a uma nova tipologia de público que floresce e que revela uma evidente dependência por computadores como meio de pesquisa de informação, “desenvolvendo assim estratégias de leitura adequadas ao contexto temporal e cultural em que as mesmas se inserem”. Procura ainda utilizar recursos muito diversificados e valorizar a utilização das novas tecnologias na aproximação que fazem ao leitor do século XXI.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech