A qualidade do sal de Castro Marim foi experimentada na “Tertúlia Algarvia“, localizada no centro histórico de Faro, numa demonstração de cozinha ao vivo que reuniu sabores e tradição à mesa deste já emblemático restaurante da capital algarvia.
A iniciativa foi da Câmara Municipal de Castro Marim, que está a trabalhar a introdução do “Sal de Castro Marim, o melhor Sal do Mundo” nos principais circuitos da restauração e hotelaria. Neste sentido, durante dois anos, a autarquia de Castro Marim oferece ao “Tertúlia Algarvia” este produto de qualidade superior de produção local, agora um dos ingredientes chave na ementa do restaurante.
O show cooking decorreu na esplanada da Tertúlia, na presença de turistas e convidados, unânimes na apreciação do “Pargo ao sal”, o prato apresentado. No mesmo contexto, foi apresentada a salicórnia, um legume salgado, e o sal líquido, um novo produto com baixo teor de sódio e elevado teor de magnésio, considerado mais saudável e recomendado para pessoas com doenças crónicas e atletas de alta competição.
“Os subprodutos do sal de Castro Marim estão a conseguir introduzir-se em alguns nichos de mercado. Atualmente já temos um conjunto de microempresas, com grande destaque nacional e internacional, o que nos orgulha e recompensa, depois do reinvestimento na revitalização do setor”, declarou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, numa introdução à iniciativa.
Criado num conceito que privilegia a gastronomia regional e mediterrânica, histórica e culturalmente enquadrada, o restaurante “Tertúlia Algarvia” congratulou-se por poder contribuir para a valorização deste produto regional que também estará à venda neste espaço.
A colaborar nesta iniciativa esteve também a escritora Ana Amorim Dias, residente na freguesia de Altura, que ofereceu as suas palavras ao Sal de Castro Marim, “Porque a Sul, com todo o sol, a vida tem muito mais sal”, escreveu.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech