“Sem dúvida uma festa memorável, com muita gente numa das festas que pretendemos que seja das mais marcantes de Celorico de Basto. Este ano tivemos um programa muito apelativo e uma maior envolvência da população nas atividades sugeridas e promovidas, com a camélia como protagonista”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Celorico de Basto recebeu este fim-de-semana, de 21 a 23 de março, a XI Festa Internacional das Camélias, com várias atividades de destaque voltadas para a camélia com a presença de milhares de pessoas no recinto da festa.
A iniciativa começou na sexta-feira com a abertura oficial da atividade “mostra de vinho verde e doces de Camélia”. Uma iniciativa que veio engrandecer ainda mais a festa das camélias visto tornar-se necessário “aproveitar estes momentos para promover o que melhor caracteriza a região, seja camélias, vinhos, gastronomia, património, arquitetura, etc., na ótica de alavancar o concelho e a região numa prespetiva conjunta de trabalho”, salientou o autarca.
No sábado, 22 de março, foi destaque o programa “Aqui Portugal” da RTP com inclusão de todas as atividades promovidas no âmbito da XI Festa Internacional das Camélias. Com referência à exposição, concurso, com mesas e arranjos florais, mercado, arte e inovação, espantalhos floridos, muros de Camélias, montras, mandalas, varandas e outros coloridos de Camélias, o desfile de Camélias promovido pelo Agrupamento de Escolas, a Santa casa da Misericórdia de Arnoia, a Associação de Solidariedade Social de Basto, a Associação de Solidariedade de Santo André de Codessoso e a Banda de Música de Sta. Tecla, as provas de atletismo e muitas outras atividades. Neste dia, e como habitualmente, foi característica a azáfama matinal das gentes locais, juntas de freguesia, associações, coletividades, instituições de solidariedade e outros, na conclusão dos diferentes materiais expostos. De acordo com o edil celoricense “Esta colaboração das gentes de Celorico de Basto na elaboração dos diferentes materiais e na participação nas diferentes iniciativas dá um brilho especial à iniciativa”.
A XI Festa Internacional das Camélias teve o seu auge no dia 23 de março, com a presença de milhares de pessoas a deambular pelo recinto maravilhadas com os produtos/materiais expostos. Neste dia, destaque para o passeio “Pelas Camélias de Basto” promovido pela associação Basto move.te pelos jardins onde predominam as camélias talhadas, consideradas verdadeiras obras de arte e pela ecopista e os grupos que visitaram a “Vila de Basto” harmoniosamente decorada com camélias. Salienta-se ainda a entrega de prémios a todas as atividades, uma tarefa a cargo do Executivo Municipal. Neste âmbito destacaram-se os arranjos florais e as mesas detalhadamente decoradas com camélias com prémios para Melhor Lote de Flores Camélia de Origem Portuguesa para M.ª de la Salett Coelho e Assunção, Sto Tirso, o Melhor Lote de Flores – Camélia Japónica de flor vermelha para Ana Calo, Espanha, o Melhor Lote de Flores – Camélia Japónica de flor branca para a Casa do Souto, Seidões-Fafe, o Melhor Lote de Flores – Camélia Japónica de cor rosada para a Casa do Casal, Refojos- Sto Tirso, o Melhor Lote de Flores – Camélia Japónica de cor rajada para a Cruz & Assunção, Guimarães, o Melhor Lote de Flores – Camélia reticulata para Abílio Jorge Gonçalves Bastos, Celorico de Basto, o Melhor Lote de Flores – Outras espécies ou híbridos do género Camélia para o Mestre Jardineiro, Amarante. Para o conjunto floral artístico o 1º prémio foi entregue a RibeirO’lival, o 2º prémio à Universidade Sénior e o 3º Prémio foi para a Casa de Mosqueiros, todos oriundos de Celorico de Basto. Destaque ainda para a animação permanente do recinto com música e recitação de poesia.
Recorde-se que a XI Festa Internacional das Camélias promoveu atividades durante todo o mês de março sendo que, no dia 30 de março, no fim-de-semana após a data oficial do certame, todos os visitantes poderão participar numa visita pelos jardins de Camélias e assistir à atividade em jeito de tertúlia designada como “ As ervas aromáticas descobrem o chá”, nos jardins da Quinta do Prado.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech