A Câmara Municipal da Marinha Grande estabeleceu um protocolo de colaboração com o Turismo do Centro, que foi assinado no passado dia 12 de março, na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, pela vereadora do pelouro do Turismo, Alexandra Dengucho, e pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
O referido acordo tem como objeto a parceria para o desenvolvimento de ações comuns com vista à dinamização e internacionalização do projeto Turismo Industrial da Marinha Grande.
A celebração deste protocolo visa, sobretudo, permitir o desenvolvimento comum de projetos ligados ao Turismo Industrial, tendo por referência os recursos disponíveis e as áreas de intervenção legalmente estabelecidas, de cada um dos parceiros.
Considera-se que a relação de cooperação entre o Município da Marinha Grande e o Turismo Centro de Portugal é uma mais-valia, porque se trata de uma instituição que, do ponto de vista nacional, regional e local assume um carácter estratégico, potenciador de desenvolvimento, podendo proporcionar a melhoria da qualidade e a diversificação da oferta turística no concelho.
A vereadora Alexandra Dengucho enaltece a importância desta parceria como forma de intensificar e divulgar o turismo industrial da Marinha Grande, bem como outras ações que possam vir a ser trabalhadas em prol da promoção turística do nosso território.
Este projeto foi divulgado na BTL, no dia 12 de março, no âmbito da assinatura do protocolo, e esteve representado no expositor do Turismo do Centro de Portugal, na BTL, até 16 de março.
O projeto de turismo industrial da Marinha Grande está integrado no grupo de trabalho para a criação da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), como forma de o potenciar.
Os Circuitos estão a ser divulgados em exposição, patente no edifício do Turismo de Portugal, em Lisboa, desde o passado dia 1 e até 31 de março.
Foram já editados materiais promocionais em português e inglês.
Um ano de turismo industrial
Os Circuitos Industriais da Marinha Grande, que assinalaram no passado dia 11 de março o primeiro ano de existência, têm como pontos fortes envolver uma classe empresarial clarividente, dinâmica e com grande capacidade empreendedora; o grau de internacionalização já alcançado pelas empresas da Marinha Grande; a existência de excelentes acessos diretos, por autoestrada, que permitem a ligação da Marinha Grande às principias cidades e aeroportos do País; e a vinda de estrangeiros diariamente à Zona Industrial da Marinha Grande.
O projeto conta com o envolvimento de dez fábricas, um Centro Tecnológico e um Museu e abarcando três setores da economia local: vidro, moldes e plásticos.
As visitas podem ser marcadas diretamente nas empresas ou através da Câmara Municipal. São sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados.
Os locais de visita integrados no Turismo Industrial da Marinha Grande são os seguintes:
VIDRO
Carlos de Ceia Simões, Lda: Transformação de vidro;
Crisal, S.A: Vidro de mesa;
Gallo Vidro, S.A: Embalagens de vidro;
Morais Matias, S.A: Ampolas de vidro;
Normax, Lda: Vidro de laboratório.
MOLDES
Moldoeste, S.A: Moldes de injeção de alta precisão para termoplásticos e borracha;
Planimolde, S.A: Moldes para a Indústria de Plásticos;
PLÁSTICOS
Bourbon, S.A: Produção para o setor automóvel;
Plimat, S.A: Injeção de acessórios para canalização em materiais plásticos;
Vipex, S.A: Produção de cafeteiras (Krups e Rowenta), tampas para Pyrex, triângulos de pré-sinalização, entre outros.
INSTITUIÇÕES VISITÁVEIS
Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, que se dedica especialmente ao Design de Produto, Prototipagem, Engenharia, Simulação, Fabricação e injeção de peças e produtos, Ensaios laser, Calibrações e Formação;
Museu do Vidro: O único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira em Portugal.
A Câmara Municipal convida-o a conhecer os Circuitos Industriais da Marinha Grande, cuja participação é gratuita.
Todas as informações referentes aos Circuitos Industriais da Marinha Grande podem ser consultados no endereço www.turismoindustrial.cm-mgrande.pt.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech