Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira realiza, dia 13 de janeiro, no salão nobre do Castelo, a VIII Mostra de Fabrico de Fogaça, integrada no programa da Festa das Fogaceiras, tradição secular celebrada a 20 de janeiro. Pelas 10h30, os produtores põem as mãos na massa, revelando algumas curiosidades do processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira. Ao meio-dia terá início a prova, este ano acompanhada por uma performance de violino, alusiva às Fogaceiras.
Com este evento, o Agrupamento pretende sensibilizar os produtores de Fogaça da Feira para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais, e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção deste pão doce secular.
Para muitos produtores esta é uma oportunidade para aperfeiçoarem técnicas de confeção da genuína Fogaça da Feira, nomeadamente a forma como a massa é enrolada e cortada, bem como o tempo de cozedura.
São 14 os fabricantes que integram o Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira e todos eles foram convidados a participar nesta Mostra de Fabrico.
Tal como em edições anteriores, o Agrupamento fornecerá os ingredientes necessários para o fabrico da Fogaça, para que sejam respeitados a receita e o processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira.
Os ingredientes da Fogaça são simples – água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal – mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura. É este processo que os fabricantes de Fogaça vão seguir, de forma a não descaracterizarem este típico pão doce, que se distingue dos restantes pela receita, formato, cor e textura.
Queijo e compotas a acompanhar
Depois da confeção, segue-se, pelo meio-dia, a prova da Fogaça, acompanhada com queijos e compotas. Produtores e provadores deste pão doce típico de Santa Maria da Feira têm sido unânimes em considerar que a Fogaça cozida no forno do Castelo tem um sabor especial. Este ano, o evento contará com a apresentação de duas performances. Pelas 11h15, o jovem criador feirense Diogo Dias fará uma declamação alusiva ao Castelo. Ao meio-dia, Sofia Leandro interpreta ao violino a “Canção da Fogaceira”. Desta forma, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ajuda a promover jovens os artistas locais e os seus projetos.
A Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, em parceria com a Câmara Municipal, e tem o apoio da Confraria da Fogaça da Feira, Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, Escola Secundária de Santa Maria da Feira e laticínios MAF.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech