Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinalou Declaração Universal dos Direitos Humanos

De modo a assinalar o 10 de Dezembro de 1948 e na data em que se comemoraram os 65 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, lançou um novo desafio ao Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, à semelhança do realizado nos anos transatos.

 

Aceite que foi o repto, o mesmo deu origem a um trabalho sobre a temática, realizado pelos alunos a alunas de línguas da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

 

Os trabalhos foram expostos no átrio da biblioteca da escola e assim permanecerão para serem visitados pela comunidade escolar, mas também por quem tiver interesse em lembrar e refletir sobre aqueles que são os direitos básicos do ser humano, apelando à introspeção e autoanálise.

 

Porque todos os cidadãos e cidadãs têm direitos e deveres, é importante perceber-se que os nossos direitos terminam onde começam os direitos das outras pessoas e consequentemente é nosso dever o de os respeitar e assegurar, e jamais pô-los em causa.

 

Os/As alunos/as especificaram ainda o fenómeno da violência doméstica como uma grave violação dos direitos humanos, tendo para o efeito revelado alguns dados estatísticos nacionais e locais apurados através da intervenção do SIGO.

 

Martin Luther King ou Aristides de Sousa Mendes estão entre as personalidades que os/as alunos/as destacaram como sendo importantes exemplos de pessoas estimuladoras  e lutadoras pelo respeito e cumprimento dos direitos humanos.

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948 e delineia os direitos humanos básicos, constituindo um ideal a ser atingido por todos os povos e todas as Nações, com o objetivo de que cada um tenha sempre em mente o seu teor e se esforce, através do ensino e educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades e pela adoção de medidas progressistas, assegurando o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *