Cultura, Reguengos de Monsaraz

Homenagem a José Rosa Sereto e concerto da Orquestra Planície nas comemorações do Dia da Cidade de Reguengos de Monsaraz

Dr. José Rosa Sereto (1)O nono aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser comemorado com um concerto da Orquestra Planície, o lançamento do livro “Versos”, de José Rosa Sereto, e a homenagem a este ilustre reguenguense no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

 

No dia 8 de dezembro, às 21h30, no Auditório Municipal, realiza-se o concerto da Orquestra Planície. Esta orquestra é um dos três grupos musicais que integram a Associação de Músicos de Redondo – Fénix, que tem como objetivo divulgar os artistas da localidade.

 

Fundada há 13 anos, a Orquestra Planície é formada por músicos alentejanos e o seu repertório é composto pelos grandes clássicos da música ligeira, mas também pelos temas mais conhecidos do pop/rock nacional e internacional. Este espetáculo musical tem o apoio do Projeto Teias.

 

No Dia da Cidade, 9 de dezembro, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, será apresentado o livro de poesia “Versos”, de José Rosa Sereto (28-01-1913/17-02-1983), editado pela Althum. Este distinto reguenguense foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz após o 25 de Abril, cargo que ocupou até ao final do ano de 1976, mas foi também um brilhante poeta, destacando-se o seu lirismo e humorismo.

 

José Rosa Sereto formou-se em Direito na Faculdade de Lisboa e exerceu sucessivamente na sua terra as funções de chefe de secretaria do Tribunal até à sua reforma aos 69 anos. Intelectualmente foi um homem superiormente cultivado, notável conversador, possuidor de uma memória espantosa e de um insaciável poder de leitura.

 

No ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, José Rosa Sereto vai ser homenageado no dia 12 de dezembro, às 19h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, com a presença do Embaixador José Cutileiro e de Henrique Granadeiro, Presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *