Castro Verde, Cultura

Festival Dansul sensibiliz​a para a o papel da arte na sociedade e traz dança a Castro Verde

Nos dias 8 e 9 de novembro Castro Verde acolhe uma série de três espetáculos no âmbito do Festival Dansul – Dança para a Comunidade no Sudeste Alentejano, onde apresenta artistas convidados do circuito profissional nacional e estreia a nova criação da companhia, “Não Dançarás como Antes”.

Nesta edição, o festival prossegue a sua missão de sensibilizar a comunidade para o importante papel da arte na educação e na sociedade, através da integração da dança contemporânea na programação cultural da região onde se apresenta.“I don’t belong here”, com Peter Michael Dietz, “A Cabra Bailaria”, com Sofia Silva, e “Não Dançarás como Antes”, da Companhia Dansul, são os espetáculos em agenda para Castro Verde, os quais convidam, através dos ensaios abertos, quer às escolas, quer à comunidade, a que se trabalhe o conceito de público participante através da representação de cenas comuns ou da experimentação dos movimentos executados pelos bailarinos.

O Festival é uma organização DANSUL (AMDA), com o apoio e financiamento da Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola e Direção Geral das Artes.

 

 

I Don’t Belong Here, Believe me

Peter Michael Dietz

 

Sem dinheiro para contratar atores e bailarinos, um homem explica que vai fazer um espetáculo a solo com a ajuda do público. Persistente, o artista dá o seu melhor numa tragicomédia de movimentos orientalizados, acrobacias de rua e outras inspirações, questionando-se sobre quanto vale o trabalho artístico… Os espetadores sobem ao palco criando, com ações simples e diversas, cenas comuns de maior dimensão plástica e interação, entretanto trabalhadas durante o ensaio aberto dinamizado por Peter Dietz.

 

Ensaio aberto às Escolas

8 NOV Cineteatro Municipal 14h30

 

Oficina aberta à Comunidade

8 NOV Cineteatro Municipal 18h00

 

Espetáculo

9 NOV Cineteatro Municipal 21h30

Público-alvo: maiores de 12

 

A Cabra Bailarina

Sofia Silva

 

Este solo explora a ideia da graciosa bailarina dentro de uma caixa de música e aquilo que pode estar por detrás dessa representação. Simboliza a bailarina vista como uma marioneta, presa a um corpo e a um movimento mecânico. A sessão do espetáculo inclui uma conversa com a artista sobre os conteúdos da peça, seguida de uma oficina para se experimentarem os movimentos executados pela bailarina nesta coreografia.

 

14 NOV Cineteatro Municipal 14h30

15 NOV Cineteatro Municipal 10h e 14h30

Público-alvo: público escolar (maiores de 8)

 

Não Dançarás como Antes

Companhia Dansul

 

Uma dança oriental-ocidental contemporânea inspirada na experiência feminina de temas como o encantamento, o trabalho, a fertilidade, a luta e a paixão. “Não Dançarás como Antes” celebra mudanças recentes no papel da mulher na sociedade em Portugal e na forma como a arte popular e arte erudita se podem juntar num teatro.

 

29 NOV Cineteatro Municipal 14h30

Público-alvo: público escolar

 

29 NOV Cineteatro Municipal 21h30

Público-alvo: maiores de 12

 

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *