Sociedade

“Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania” em Mangualde

projeto ISAA Biblioteca Municipal de Mangualde, Dr. Alexandre Alves acolhe no próximo dia 11 de novembro, pelas 14h30, uma sessão de participação cívica dedicada à temática “Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania”. A iniciativa é organizada pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCSN) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, do POPH, do QREN, da União Europeia e do Governo Português.

 

Esta sessão tem o formato de workshop e tem a duração aproximada de duas horas, proporcionado aos munícipes de Mangualde mais uma oportunidade de poderem expressar a sua opinião sobre o Plano de Acessibilidade Inclusiva relativo ao município. Os participantes são integrados em atividades de grupo, orientadas por Alexandra Serra (Psicóloga, Professora e Investigadora do ISCSN (CESPU, CRL)) e Teresa Santos (Psicóloga e Investigadora da FPCEUP), sendo convidados a partilhar ideias, debater pontos de vista, resolver situações e discutir cenários futuros sobre o município. Do programa consta o “Acolhimento e Enquadramento do Projeto”, pelas 14h30, seguido de uma atividade em pequeno grupo dedicada a “Repensar a acessibilidade para todos em Mangualde”, pelas 15h00. O debate “Decidir sobre a acessibilidade para todos: agora somos nós!” está marcado para as 16h00, seguido do encerramento e convívio.

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser efetuadas para o serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde através do email ssocial@cmmangualde.pt. Estando esta ação pensada para um grupo que poderá ir até aos 35 participantes, a participação na sessão deverá acontecer a título individual, ou seja, enquanto cidadão e munícipe e não como representante de uma instituição ou de um serviço. Os dados obtidos estão ao abrigo do anonimato e da confidencialidade.

PROJETO ISA – Inclusão Social pela Acessibilidade

Cofinanciado pelo Município de Mangualde e pelo POPH

O Projeto ISA – Inclusão Social pela Acessibilidade surge no quadro mais amplo do projeto desenvolvido pela ProAsolutions.pt que sustenta a elaboração de um Plano Municipal para a Acessibilidade Inclusiva ou “Para Todos”. No seu todo, este projeto é cofinanciado pelo Município de Mangualde e pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano) através do designado Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade). Este projeto é coordenado pela FPCEUP com o objetivo de promover a participação cívica e a inclusão efetiva dos munícipes no processo de desenvolvimento daquele plano municipal.

 

E é neste âmbito que surge a sessão coletiva de participação cívica designada “Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania” que consiste na 2ª fase (Estudo 2) de uma investigação mais ampla tendo sido precedida de uma fase de consulta individual, via questionário ou entrevista, a 313 munícipes de Mangualde com idade superior a 14 anos (Estudo 1). Assim, esta sessão de participação tem dois objetivos principais: pretende-se que, por um lado, seja um complemento aos resultados obtidos no Estudo 1 e que, por outro, seja, em si mesma, um mecanismo de intervenção do Município junto da comunidade local. As principais conclusões deste encontro serão posteriormente apresentados publicamente, juntamente com os resultados do Estudo 1.

 

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *