Na noite do próximo dia 31 de outubro, a Câmara Municipal de Mangualde vai assinalar mais uma vez o Halloween, promovendo ao mesmo tempo a leitura, com mais uma edição de «Leituras Enfeitiçadas». A iniciativa realiza-se na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, a partir dar 20h30, e dirige-se a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, acompanhadas pelos pais.
Com o objetivo de aproximar o público dos livros, nomeadamente, dos contos tradicionais e outros que nos transportam através do imaginário para o mundo da magia, a Biblioteca Municipal parte do tema do Halloween e procura tirar partido do mundo dos contos da literatura infantil e juvenil muitos deles envolvendo personagens mágicas, bruxas e feiticeiros. Esta atividade contará com diversas iniciativas – filmes, danças, leitura de contos, jogos, magia e muitas diabruras – e envolve, para além da equipa da Biblioteca Municipal, diversos parceiros, como o Agrupamento de Escolas, as Bibliotecas Escolares de Mangualde, a Associação Amarte e o Mágico Henrique Adrião. De realçar também que vão ser apresentados os vencedores e textos do concurso de contos alusivos à temática em questão, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, numa parceria da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares. Os trabalhos dos alunos vão ficar em exposição na Biblioteca Municipal.
O Halloween, evento tradicional e cultural dos países anglo-saxónicos que remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã- Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.., popularizou-se nos Estados Unidos com as famosas abóboras e a frase “Gostosuras ou Travessuras”.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech