Cultura, Marinha Grande

NAC exibe “O lado feminino do vidro” na Marinha Grande

Resinagem_NAC_out2013_2“O lado feminino do vidro – glass seen throught feminine eyes” é o título da exposição inaugural do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, cuja abertura ocorrerá no dia 19 de outubro, pelas 17h00. A entrada é livre.

 

O programa inaugural inclui ainda, pelas 18h30, a iniciativa “Música no Centro”, no novo Auditório do Edifício da Resinagem.

 

O NAC situa-se no “cubo de vidro” do Edifício da Resinagem, sendo constituído por três pisos, com uma área total de 1000 m2 e uma altura de aproximadamente 15 metros, que o faz sobressair em relação ao edifício existente. Porém, o material que o reveste (vidro) confere-lhe leveza e transparência permitindo a sua integração no conjunto.

 

O NAC é um espaço dedicado à arte contemporânea, que se constitui como complemento ao Museu do Vidro.

 

Obras de 16 artistas internacionais

 

“O Lado Feminino do Vidro – glass seen throught feminine eyes” é a exposição temporarária inaugural do NAC, patente no piso 2, e expõe um conjunto de obras contemporâneas de artistas, de diferentes nacionalidades.

 

A mostra apresenta o trabalho de 16 mulheres, que utilizam o vidro como material de expressão plástica, uma vez que oferece inúmeras qualidades e recursos para a realização de obras inovadoras, abertas à pesquisa e experimentação.

 

Como afirma a curadora da exposição, Teresa Almeida, “esta é uma exposição do vidro que deslumbra. Esta é uma exposição do vidro no feminino”.

 

A exposição exibe obras das seguintes artistas:

 

Barbara Walraven (Argentina / Holanda)

Celina Szelejewska (Polónia)

Esin Küçükbiçmen (natural da Suiça mas radicada na Turquia)

Jeanne Ferraro (Estados Unidos da América)

Laula Wessel (Estados Unidos da América)

Luiza Marques (Brasil)

Mare Saare (Estónia)

Pamela Satdus (Austrália)

Regina Mello (Brasil)

Sarah Blood (Inglaterra)

Suzannah Vaughan (Irlanda)

Teresa Almeida (Portugal)

Tracy Nicholls (Inglaterra)

Tuva Gonholt (Noruega)

Valeria Florescano (México)

Zaiga (Estónia).

 

Coleção de arte contemporânea

 

O piso 3 do NAC tem patente a exposição permanente, que apresenta a Coleção de Arte Contemporânea do Museu do Vidro. Trata-se de um conjunto de obras que representam cerca de 25 anos de vidro de expressão plástica contemporânea realizado em Portugal.

 

A exposição contempla também uma seleção de obras em vidro de artistas internacionais que foram sendo adquiridas ou doadas ao Município.

 

Encontram-se organizadas cronologicamente, desde meados da década de 80 do séc. XX até à atualidade.

 

A abertura do NAC é da responsabilidade da Câmara Municipal da Marinha Grande, sendo co-financiada pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.

 

Após a inauguração, marcada para as 17h00 do dia 19 de outubro, o NAC poderá ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *