Economia

ADRITEM continua a dinamizar emprego

O pacote de investimento destinado a impulsionar as zonas rurais, inserido no programa comunitário PRODER, potencia a criação de emprego e assume-se como “um instrumento necessário” no combate à crise, afirma o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Emídio Sousa.

A instituição – que intervém em freguesias dos concelhos de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Valongo e Gondomar – promove no próximo dia 06 de Abril a cerimónia de entrega de novos contratos de financiamento enquadrados no Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

“Penso que este olhar sobre o espaço rural numa perspectiva de desenvolvimento económico e de criação de emprego é, nos nossos dias, extremamente importante”, diz o dirigente.

“Estes negócios são absolutamente fundamentais para a fixação das populações, até porque entendo que as pessoas só migram ou mudam de local de residência habitual quando não têm oportunidades de vida”, explica.

“Ao potenciarmos estes investimentos – mesmo alguns sendo geradores de poucos postos de trabalho, ou geradores do próprio emprego – estamos consequentemente a ajudar à fixação das pessoas nos seus territórios de origem”, sublinha Emídio Sousa. “Além disso, são também investimentos que têm impacto na vida das pessoas, com repercussões nas freguesias abrangidas, quer a nível cultural, quer social”, acrescenta.

O terceiro concurso da iniciativa do PRODER aprovou pedidos de apoio de cerca de 6,2 milhões de euros de investimento – 3,6 milhões de despesa pública –, prevendo a criação de 41 postos de trabalho.

Nessa fase, cujos contratos a 20 beneficiários são agora entregues, mereceram aprovação as candidaturas de entidades com enquadramento de microempresa, autarquias, instituições particulares de solidariedade social e associações culturais e recreativas.

A ADRITEM tem em curso até 28 de Junho o quarto concurso do “subprograma 3” (dinamização das zonas rurais) do PRODER, correspondente a um investimento público na ordem dos 440 mil euros, que poderão merecer um reforço mediante transferência de verbas dos projectos não executados no âmbito deste programa.

O PRODER é um instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do continente, para o período 2007-2013.

O programa – aprovado pela Comissão Europeia – visa “aumentar a competitividade dos sectores agrícola e florestal; promover a sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais; e revitalizar económica e socialmente as zonas rurais”.

 

Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *