Cerca de 260 pessoas participaram na Festa de Carnaval promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso no Auditório de Fontarcada. Esta iniciativa dirigiu-se sobretudo à população sénior utentes de IPSS’s e Centros de Convívio do concelho, mas também aos seus familiares e amigos. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, também esteve presente.
Esta iniciativa procurou promover uma tarde de animação e de confraternização ao mesmo tempo que mantém viva uma tradição. Estiveram representados nesta Festa o Centro Social de Serzedelo, o Centro Social de Taíde, o Centro Social de Monsul, o Centro Social de Calvos, a Casa de Trabalho de Fontarcada, a Assis, a Em Diálogo, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e os Centros de Convívio de Esperança, Vilela, Friande, São João de Rei e Fontarcada.
Amélia Coelho, 70 anos, de Verim, foi mascarada de “amante” e participou numa breve dramatização de um casamento e de um batizado protagonizado por utentes da Em Diálogo. “Demorou oito dias a preparar isto”, confessou, dizendo que a Festa estava divertida. “Gosto muito de dançar, em qualquer lado. O convívio também é muito bom. Gosto destas iniciativas e apareço sempre”, referiu.
As pessoas participantes aceitaram o repto de se apresentarem disfarçadas de modo a dar outro colorido ao sempre muito concorrido Baile de Máscaras. António Gonçalves, 71 anos, de Fontarcada, também foi vestido a rigor. “Fizemos as roupas com a ajuda da coordenadora [do Centro de Convívio de Fontarcada] e é bonito estarmos mascarados”, referiu, salientando: “É a primeira vez que venho, porque o Centro de Convívio ainda não tem um ano de existência. É bom podermos participar. Acho bem o convívio. Chegando a uma certa idade, estando reformados, podemos aproveitar um bocadinho da vida”.
Esta Festa de Carnaval foi uma das inúmeras propostas que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (em colaboração com as IPSS’s e os Centros de Convívio locais) promove com o objetivo de promover e de incentivar o envelhecimento ativo. A próxima iniciativa deverá realizar-se em abril para assinalar o Dia Mundial da Dança.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech