Inaugura no próximo dia 11 de Janeiro, sexta-feira, pelas 18h30, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, a exposição “SARDINHA – uma exposição das profundezas do mar até à mesa’.
A exposição “SARDINHA” mostra a sardinha como elemento identitário de uma região, do seu povo e do seu rico imaginário.
A sardinha foi, e ainda é, motor de desenvolvimento de Matosinhos, colocando-o no mapa como o maior porto sardinheiro do mundo, nas décadas de 30 e 40. A exposição mostra o percurso da sardinha das profundezas dos oceanos até a mesa portuguesa, passando pelas redes dos pescadores, da sua venda e a sua transformação na indústria conserveira.
Na exposição poderão encontrar fotografias do arquivo da Câmara Municipal de Matosinhos, fotografias contemporâneas, objetos de design e de artesanato, filmes, ilustrações e imagens das obras dos grandes mestres de Matosinhos (António Carneiro, Joaquim Lopes, Augusto Gome, entre outros), completando o imaginário em torno da sardinha e das suas influências nas produções artísticas.
Com esta exposição, que abarca a arte, a história e a etnografia, procurou-se perpetuar e homenagear a importância e a memória deste singular peixe que fez florescer Matosinhos.
Estará patente até 02 de Março de 2013.
A não perder!
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech