Arranca hoje, dia 1 de junho, a campanha «Mangualde, o nosso património!», promovida pela Câmara Municipal. Com o objetivo de aproximar a população ao património de Mangualde será dado a conhecer à população, quinzenalmente, um dos seus bens patrimoniais. Assim, aos poucos todos ficaram mais próximos de todo o esplendor patrimonial que têm ao dispor. Nesse sentido, serão colocados cartazes em vários pontos de encontro do concelho e estará disponível no site e na Câmara Municipal informação sobre o monumento/património apresentado. O primeiro monumento a ser apresentado é a Capela da Nª Sr.ª do Desterro ou Capela do Rebelo.
Capela da Nª Sr.ª do Desterro ou Capela do Rebelo:
A Capela integra o Palácio dos Rebelos, onde funciona a Câmara Municipal de Mangualde, no Largo Dr. Couto. Construída em 1742, a sua arquitetura é de estilo Barroco. No seu interior exibe altar-mor com retábulo de estilo Rococó. A capela está classificada na categoria de Imóvel de Interesse Público, desde 25 de novembro de 1975.
Com a duração prevista de um ano, o património vai sendo apresentado com uma periodicidade quinzenal e consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.