Da reunião com a Direção Regional de Educação do Norte (DREN), que decorreu a 4 de maio, com a participação de autarcas e de representantes dos agrupamentos e Conselhos Gerais, resultou um acordo de reordenamento. No final da reunião, o presidente da Câmara Municipal, José Artur Neves, referiu que «com a garantia da DREN de que este cenário permitirá a oferta secundária em Escariz», a autarquia concordou com a fusão entre agrupamento de Arouca e Escola Secundária, ficando o agrupamento de Escariz como «território sem agregação».
José Artur Neves sublinhou ainda que do debate promovido em Conselho Municipal de Educação, Câmara e Assembleia Municipal, resultou a perceção de que «o município deve defender a atual gestão orgânica escolar, preservando uma lógica de proximidade, tal como previsto na Carta Educativa».
De referir que em discussão estavam duas propostas: a agregação dos dois agrupamentos e da Escola Secundária num único agrupamento (Território Arouca/Escariz), e a proposta que acabou por colher acordo, com a agregação da Escola Secundária e do Agrupamento de Arouca, ficando o Agrupamento de Escariz como «território sem agregação».
Com as garantias avançadas pela DREN de que esta solução permitirá a oferta secundária em Escariz, foi adotada a segunda proposta. Todos os intervenientes concordaram que, dados os imperativos de planeamento do próximo ano escolar, este novo quadro orgânico deve ser implementado com a maior brevidade possível.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech