Nos próximos quatro meses, um grupo de músicos irá dar forma ao projeto artístico e pedagógico EstudaJazz, que tem uma importante vertente educacional, através de workshops direcionados aos alunos do 2º, 3º Ciclo do Ensino e a músicos locais.
Composto por Paulo Luz, Timofey Chernov e Mauro Ribeiro, o trio visa divulgar com este projeto, apoiado pela Câmara Municipal de Portimão, a linguagem musical tão própria do jazz e algumas das suas principais caraterísticas, abraçando um repertório clássico em que figuram compositores como Duke Ellington, John Coltrane, Miles Davis ou Sonny Rollins, entre outros.
Com início nos dias 24 e 25 de março, e ao longo de um fim-de-semana por mês até junho próximo, serão realizados um workshop didático e dois concertos, onde poderão participar os formandos.
Os workshops estão abertos a interessados a partir dos 10 anos de idade e pretendem abranger áreas relacionadas com o jazz na sua componente técnica, mas também numa vertente histórica e social, sendo sublinhada a estreita relação entre os estilos de jazz abordados e as condições sociais que lhes deram origem.
Cada workshop realiza-se ao sábado (em junho, à segunda-feira), entre as 16h00 e as 18h00, e está sujeito a inscrição prévia no valor de 5 euros, a qual inclui a entrada no concerto desse dia, marcado para as 22h00 no Auditório do Museu de Portimão.
As inscrições nos workshops deverão ser efetuadas na Casa Manuel Teixeira Gomes, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h30 e aos sábados, das 15h00 às 19h00.
De referir que para o público em geral a entrada para os concertos de sábado custa 5 euros, estando os bilhetes previamente disponíveis na Casa Manuel Teixeira Gomes durante o mesmo horário, ou no próprio dia do espetáculo no Auditório do Museu de Portimão, a partir das 20h00.
Os concertos agendados para os domingos começam em março e abril às 16h00 e em maio e junho às 21h00, têm entrada livre, realizando-se em diversos locais do município, conforme programa em anexo.
Os músicos
Natural de Portimão, Paulo Luz iniciou o estudo de baixo elétrico e técnicas de composição com Tuniko Goulart, tendo frequentado o curso de jazz do Hot Club de Portugal e estudado com professores como Miguel Amado, com quem aprendeu improvisação, composição e arranjo.
De momento atua com o seu próprio trio e colabora nos projetos Ala dos Reciclados, What, banda 39, Kátia Moreira, D. Gang, 4funk, Tuniko Goulart Trio, Paulo João Trio, Up, Vânia Marotti, Jéssica Marlene entre outros.
Quanto ao russo Timofey Chernov, iniciou os seus estudos de bateria e percussão aos 7 anos na escola de jazz do Kim Nazaretov, onde frequentou e terminou oito anos da formação musical básica, ganhando diversos concursos.
A residir em Portugal desde 2005, atualmente frequenta o 2º ano na Escola Superior de Música de Lisboa, fazendo os seus projetos do jazz da nova fusão e vários arranjos.
Por fim, o guitarrista Mauro Ribeiro ingressou aos 11 anos no Conservatório de Música de Coimbra, tendo estudado também no Hot Club de Portugal.
Atualmente leciona as disciplinas de Improvisação, Formação Musical, Combo e Guitarra na escola Sítio de Sons e toca regularmente em bares e auditórios nacionais.
Em anexo: Programa do EstudaJazz
Programa:
24 de março
Workshop, 16h00 – 18h00
Data Limite de inscrição: 20 de março
Concerto de Jazz, 22h00
Local: Auditório do Museu de Portimão
25 de março
Concerto de Jazz, 16h00
Local: Centro Comunitário de Alvor
14 de abril
Workshop, 16h00 – 18h00
Data Limite de inscrição: 10 de abril
Concerto de Jazz, 22h00
Local: Auditório do Museu de Portimão
15 de abril
Concerto de Jazz, 16h00
Local: Sociedade Recreativa Figueirense
19 de maio
Workshop, 16h00 – 18h00
Data Limite de inscrição: 15 de maio
Concerto de Jazz, 22h00
Local: Auditório do Museu de Portimão
20 de maio
Concerto de Jazz, 21h00
Local: Coreto, Zona Ribeirinha de Portimão
Concerto de Jazz, 21h00
Local: Coreto, Zona Ribeirinha de Portimão
25 de junho
Workshop, 16h00 – 18h00
Data Limite de inscrição: 19 de junho
Concerto de Jazz, 22h00
Local: Auditório do Museu de Portimão
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech