Sociedade, Tomar

Gastronomia de superior qualidade, em Tomar, o ano inteiro

Que Tomar é um destino muito procurado pelos bons-garfos já se sabia. Agora, a Câmara Municipal, em parceria com os profissionais do sector, quer rentabilizar o mais possível esta mais-valia, apostando seriamente no ciclo gastronómico anual como um todo.

O número de edições de cada evento fala por si: 19 Congressos da Sopa, 13 Mostras da Lampreia e 11 edições do Feijão com Todos. E embora a mostra gastronómica De Tomar e dos Conventos seja mais recente, a verdade é que a doçaria local, por si só, sempre foi um pólo de atracção.

E se o ciclo gastronómico anual, que começa neste mês com a Lampreia e se prolonga até Outubro, com o Feijão, tem vindo a ser cada vez mais valorizado, nunca como este ano a sua promoção foi realmente pensada e realizada como um todo.

Assim, quem demandar os nossos restaurantes em busca do desejado ciclóstomo, será desde logo convidado a regressar a Tomar para os próximos eventos.

 

Tomar é destino de eleição para provar lampreia

 

A tradição é para cumprir, e por estes dias a lampreia deverá começara a chegar às mesas dos restaurantes tomarenses. Tomar tem-se afirmado como um dos destinos de eleição no país para os seus apreciadores e vai mais uma vez reconfortar-lhes o estômago naquela que é já a décima terceira edição da Mostra da Lampreia.

Assim, entre os dias 18 de Fevereiro e 11 de Março, os restaurantes do concelho aderentes à iniciativa vão mostrar porquê, apresentando menus com lampreia pelo menos nos fins-de-semana e feriados.

Cada vez mais pessoas se deslocam propositadamente a Tomar para comer lampreia pescada na zona e temperada à moda local, nalguns casos confeccionada como em mais lado nenhum, inclusive em sopa, em paté ou em empada, no arroz de cabidela como é tradicional ou vistosamente empratada para surpresa e delícia de muita gente.

Pode encontrá-la nos restaurantes Almourol, Baía, Bela Vista, Brazinha, Chico Elias, Convento do Leitão, Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Infante, Lúria, Manjar dos Templários, Marisqueira Sereia do Nabão, Mister Grill, Nabão, Picadeiro e Tasquinha da Mitas.

E para quem mesmo assim não vá em cantigas, há sempre a lampreia de ovos, essa mais consensual, servida em doses individuais não só nos restaurantes mas também nalgumas das melhores doçarias da cidade, a saber: Pastelaria Estrelas de Tomar, Pastelaria Pimpinela, Pastelaria Tropical (1, 2 e 3) e Pastelaria Templária.

 

E em Tomar ainda há muito mais além de boa comida

 

E se vale a pena vir a Tomar propositadamente pelo turismo gastronómico, não deixe de aproveitar esta escapadinha para uma visita aos monumentos locais de que destacamos (além do óbvio Convento de Cristo) o novo núcleo interpretativo da Sinagoga. Isto para além de uma diversificada agenda cultural: no próximo fim-de-semana o artesão José António Tendeiro expõe e confecciona ao vivo tabuleiros em miniatura e coroas do Espírito Santo no posto de Turismo, no âmbito da iniciativa Compre Connosco; no domingo há corsos de Carnaval em Tomar e na Linhaceira; e no sábado, dia 25, realiza-se na Corredoura, pela manhã, a primeira edição do Mercado Biológico. A não perder, ainda, as exposições de Manuel Baptista (Galeria dos Paços do Concelho) e Zé Ventura (Casa dos Cubos).

 

Se precisa de desenvolvimento de e-commerce pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *