Cultura, Sardoal

Animação Científica e Artística na Biblioteca de Sardoal

Já está instalado e a funcionar numa das salas da Biblioteca Municipal de Sardoal, preparada para este fim, o Programa de Animação Científica e Artística (PACAD), desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do projeto “Afirmação Territorial do Médio Tejo – Espaços Virtuais”.

Este é um conceito inovador de promoção do património material e imaterial, cuja tecnologia é assente em módulo duplo (consolas) que projeta imagens, pequenas animações e outros conteúdos, designadamente vocacionados para questões de agricultura, arqueologia, arte rupestre e contemporânea, História e identidade coletiva, entre outros.

O equipamento permite partilhas de informação e conferências entre pessoas e está preparado para ser usado por crianças ou adultos.

Os conteúdos estão em rede pelos vários espaços aderentes do Médio Tejo e alargados a parceiros no Brasil. Tudo se processa em tempo real, através de ligação à Internet.

Estes módulos já estão a funcionar em Abrantes e Sardoal, prevendo-se para breve a sua instalação em mais oito locais da nossa região. A ideia foi inspirada no conceito que, há três anos, foi desenvolvido no Museu de Arte Rupestre de Mação. Devido ao seu interesse a Comunidade Intermunicipal resolveu expandir o projeto.

Os atuais conteúdos de afirmação territorial, numa segunda fase, serão aumentados e aperfeiçoados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *