Um mini-autocarro, com capacidade para 26 passageiros (12 lugares sentados e 14 em pé), vai começar a circular no Centro Histórico de Abrantes, a partir de 1 de Dezembro.
Adaptado para utilização por pessoas com mobilidade reduzida, através de uma rampa de acesso que baixa sempre que a porta abre, o “aBUSa” vai circular nos dias úteis, entre as 08 e as 20h00 e ao fim-de-semana entre as 09 e as 15h00 (ver itinerário em anexo). Ao fim-de-semana o percurso é alargado ao Cemitério de Santa Catarina e ao Parque Urbano de S. Lourenço.
A paragem é feita em qualquer lugar, bastando que o passageiro faça sinal. O trajecto estará assinalado no pavimento.
No interior do “aBUSa” haverá uma caixa de sugestões para os utilizadores deixarem criticas e sugestões.
A actividade de gestão do veículo é assegurada pelo Município, sendo a prestação do serviço de transporte exercida por operador privado, no caso a Rodoviária do Tejo.
A introdução deste transporte urbano colectivo visa a melhoria da mobilidade no centro histórico, criar uma maior interligação com a rede urbana existente, melhorar a inter-ligação com os parques de estacionamento e conferir aos cidadãos um modo de transporte rápido, económico, seguro e cómodo.
No mês de Dezembro as viagens serão gratuitas. A partir de Janeiro, entrarão em vigor as tarifas, de acordo com o regulamento aprovado em reunião de Câmara de 28 de Novembro.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech
Mais uma vez as freguesias neste concelho são esquecidas. Há locais que nem rede de esgotos têm, há locais que não têm um parque para as crianças. Mas não… O que interessa é um autocarro cujo destino está á vista de todos! Enfim,,, É triste estas realidade!