Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Nova rota pedestre no Parque Natural do Douro Internacional destaca beleza natural e história de Mata de Lobos

Nova rota pedestre no Parque Natural do Douro Internacional destaca beleza natural e história de Mata de Lobos

Date:

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo lançou uma nova rota pedestre no coração do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). Trata-se da PR4 FCR, percurso circular com cerca de 12 quilómetros, que parte e termina na Aldeia de Mata de Lobos, prometendo revelar paisagens únicas e uma riqueza natural, arqueológica e histórica inigualável.

Do Chafariz Grande às arribas do Águeda

O percurso tem início no emblemático Chafariz Grande, ponto que, no passado, serviu para abastecer a população local e os animais. A partir daí, os visitantes são levados por uma jornada que atravessa um território remoto e fascinante, moldado pela história humana e pela ação milenar da natureza. Ao longo do caminho, destacam-se formações geológicas impressionantes, condicionadas por características climáticas que favorecem uma biodiversidade singular, nomeadamente na avifauna.

Entre os destaques do trajeto estão as espetaculares arribas do rio Águeda. Estas formações, cavadas ao longo de milénios, criam uma garganta profunda que rasga o planalto granítico, originando paisagens de cortar a respiração. A vegetação presente inclui bosques densos de azinheiras e zimbros, complementados por pequenas árvores como zambujeiros e cornalheiras. É também um refúgio para várias espécies de aves rupícolas, como o grifo, o abutre-do-Egipto, a águia-real e a águia-de-Bonelli.

Booking.com

Observatórios e conexão com a cultura local

Os amantes da observação de aves têm ainda a oportunidade de explorar três locais estratégicos: o Picão da Navarra, o Picão da Atalaia e o Picão da Abelheira. Estes pontos eram, no passado, utilizados pela Guarda Fiscal para vigiar contrabandistas, e hoje oferecem vistas espetaculares e excelente observação da vida selvagem no seu habitat natural.

O regresso à Mata de Lobos faz-se por um trilho vicinal, que encerra uma experiência singular de comunhão com a natureza e descoberta das tradições locais. Para o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, esta rota representa um sonho antigo da comunidade, conjugando a revalorização dos caminhos ancestrais com a promoção turística da região. “A rota vai criar uma nova dinâmica em Mata de Lobos, atraindo amantes de caminhadas e natureza e oferecendo paisagens de beleza ímpar”, afirmou.

A criação da PR4 FCR foi financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito da melhoria das condições de visitação das áreas protegidas em cogestão. O projeto, que contou com o apoio da Associação de Municípios do Douro Superior e do Parque Natural do Douro Internacional, teve um investimento de cerca de 11 mil euros.

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...